28 de Abril - São Luís Maria Grignon de Montfort

Caros amigos:

Não tinha nada programado.

A seguir ao almoço revi os mails que tinha recebido pela manhã. Um deles tinha como título “Karol Woytila descobre o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”.

O mundo em que vivemos tem muitos defeitos, mas tem certamente muitas vantagens. Já tinha ouvido falar, no Tratado, fiquei curioso pelo que uma “testemunha“ diz acerca do mesmo e em menos de dez minutos, usando a Internet, recolhi alguns factos da vida de S. Luís Maria Grignon de Monfort, cujo dia se celebra hoje.

Durante o fim de semana, o Movimento Comunhão e Libertação a que pertenço, realizou em todo o mundo os Exercícios Espirituais anuais sob o título: “A vitória que vence o mundo: A nossa fé!”

Num mundo sem esperança, este anúncio de vitória é proclamado pelo testemunho de tantos que antes de nós e perante nós afirmaram com o seu exemplo, com a sua vida e muitas vezes com o seu sacrifício um horizonte para onde olhar, uma certeza brilhante que nos orienta e conforta.

É um dos métodos que Jesus Cristo usa para se fazer nossa companhia de caminho; dar-nos o exemplo de muitos homens e mulheres como nós, que na pequenez da sua quotidianeidade souberam segui-Lo, isto é, souberam ajuizar a realidade como Ele o faria. Olhando para eles, a nossa vida é melhor, porque se enche de significado!

Foi assim que comecei a conhecer S. Luís Maria! Viveu num período difícil (nasceu 25 anos depois da paz de Westfalia (1648)) na origem de uma nova arrumação das relações entre regiões, estados e nações à luz de novos critérios. Nada que não continue a acontecer; é também por isso que o seu exemplo pode ser de ajuda para nós.

Proponho-vos por isso que conheçam um bocadinho melhor S. Luís Maria Grignon de Monfort, a impressão que causou em João Paulo II e, para quem quiser verdadeiramente seguir o seu trilho, o Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem.

Um abraço amigo

Pedro Aguiar Pinto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António