Bento XVI: «caminhar em companhia dos santos»

Intervenção na audiência geral desta quarta-feira
CASTEL GANDOLFO, quarta-feira, 20 de agosto de 2008 (
ZENIT.org).- Oferecemos a intervenção que Bento XVI pronunciou nesta quarta-feira, durante a audiência geral que concedeu aos peregrinos congregados no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo.
* * *
Queridos irmãos e irmãs!
Em cada dia a Igreja oferece para a nossa consideração um ou mais santos e beatos a quem podemos invocar e imitar. Nesta semana, por exemplo, recordamos alguns muito queridos pela devoção popular. Ontem, São João Eudes, que, frente ao rigorismo dos jansenitas – estamos no século XVII – promoveu uma terna devoção, cujas fontes inextinguíveis indicou nos sagrados corações de Jesus e de Maria. Hoje recordamos Bernardo de Claraval, a quem o Papa Pio VIII chamou «doutor melífluo» porque se destacava em «fazer destilar dos textos bíblicos o sentido que se encontrava escondido neles». A este místico, desejoso de viver submergido no «vale luminoso» da contemplação, os acontecimentos levaram a viajar pela Europa para servir a Igreja nas necessidades de seu tempo e para defender a doutrina cristã. Foi definido também como «doutor mariano», não porque tenha escrito muitíssimo sobre a Mãe de Deus, mas porque soube captar seu papel essencial na Igreja, apresentando-a como o modelo perfeito da vida monástica e de toda forma de vida cristã.
Amanhã recordaremos São Pio X, que viveu num período histórico atormentado. Dele, João Paulo II disse, quando visitou sua terra natal em 1985: «Lutou e sofreu pela liberdade da Igreja e por esta liberdade ofereceu a sua disposição para sacrificar privilégios e honras, para enfrentar incompreensões, pois valorizava esta liberdade como garantia última da integridade e da coerência da fé (Ensinamentos de João Paulo II, VIII, 1, 1985, página 1818).
A próxima sexta-feira estará dedicada a Maria Virgem Rainha, memória instituída pelo servo de Deus Pio XII em 1955, e que a renovação litúrgica querida pelo Concílio Vaticano II pôs como complemento da festividade da Assunção, já que ambos os privilégios formam um único mistério.
No sábado, finalmente, rezaremos a Santa Rosa de Lima, primeira santa canonizada do continente latino-americano, do qual é a principal padroeira. Santa Rosa costumava repetir: «Se os homens soubessem o que é viver em graça, não se assustariam com nenhum sofrimento e sofreriam com alegria qualquer pena, porque a graça é fruto da paciência». Morreu aos 31 anos, em 1617, após uma breve existência cheias de privações e sofrimentos, na festa do apóstolo São Bartolomeu, do qual era muito devota, porque havia sofrido um martírio particularmente doloroso.
Queridos irmãos e irmãs, dia após dia a Igreja oferece-nos a possibilidade de caminhar em companhia dos santos. Hans Urs von Balthasar escrevia que os santos constituem o comentário mais importante do Evangelho, a sua actualização no dia-a-dia, e portanto representam para nós uma via real de acesso a Jesus. O escritor Jean Guitton descrevia-os como «as cores do espectro em relação com a luz». Porque, com tonalidades e acentos próprios, cada um deles reflecte a luz da santidade de Deus. Que importante e proveitoso é, portanto, o empenho em cultivar o conhecimento e a devoção dos santos, junto à quotidiana meditação da Palavra de Deus e o amor filial a Nossa Senhora!
O período das férias constitui certamente um tempo útil para repassar a biografia e os escritos de alguns santos ou santas em particular, mas cada dia do ano nos oferece a oportunidade de nos familiarizarmos com os nossos padroeiros celestiais. A sua experiência humana e espiritual mostra que a santidade não é um luxo, não é um privilégio de uns poucos, uma meta impossível para um homem normal; na realidade, é o destino comum de todos os homens chamados a ser filhos de Deus, a vocação universal de todos os baptizados. A santidade oferece-se a todos; naturalmente, nem todos os santos são iguais: são de facto, como disse, o espectro da luz divina. E um grande santo não é necessariamente aquele que possui carismas extraordinários. Muitos dos seus nomes só Deus conhece, porque na terra levaram uma existência aparentemente normal. E precisamente são estes santos «normais» os santos que Deus habitualmente quer. Seu exemplo testemunha que, só quando se está em contacto com o Senhor, se vive replecto de sua paz e de sua alegria e deste modo é possível difundir por todas as partes serenidade, esperança e optimismo. Considerando precisamente a variedade de seus carismas, Bernanos, grande escritor francês que viveu semprefascinado pela ideia dos santos – cita muitos em seus romances – destaca que «cada vida de santo é como um novo florescimento de primavera». Que isso aconteça também conosco! Deixemo-nos atrair pela fascinação sobrenatural da santidade! Que Maria nos obtenha esta graça, Ela que é a rainha de todos os santos, Mãe e refúgio dos pecadores!

© Copyright 2008 - Libreria Editrice Vaticana]

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António