Noite das bruxas

Aura Miguel
RR on-line, 2008.11.01

Portugal - tradicionalmente católico - importou um ritual pagão. Apesar de ser uma festa (e as crianças gostarem de festas independentemente da sua origem), fará isto algum sentido?
Abóboras, roupas negras, disfarces de bruxa, dentes caninos afiados e perucas com teias de aranha… Há cada vez mais gente a comprar isto, apesar da crise.São as compras para o “Halloween”, a chamada noite das bruxas que o calendário pagão anglo-saxónico assinala para esta noite.Gostaria muito mais que a minha opinião de hoje fosse inspirada no calendário cristão, mas infelizmente não é esse o calendário que nos guia… Não estou a pensar tanto nas crianças, que vão para a escola vestidas de bruxas e fantasmas, porque adoram festas e arranjam todos os pretextos para pedir coisas aos pais. O problema está nos adultos – os da escola e os de casa - que também alinham nisto. Esta noite em Lisboa, Porto e Braga haverá desfiles de “mortos-vivos” e paradas “zombie” para “aterrorizar quem passa”, porque – dizem eles – “esta é a noite em que as bruxas se reúnem numa festa dada pelo diabo”.Que tristeza, este Portugal!
Aura Miguel

Comentários

Unknown disse…
Obrigada Aura Miguel,por escrever de uma forma tão bonita o meu sentimento de Cristã e mãe. Ontem, ao passar pela escola dos meus filhos, não pude evitar um sentimento de tristeza, não pelas crianças que andavam felizes mascaradas, mas por saber que muitas dessas crianças não levam lanches, não têm todo o material escolar, etc...realmente as nossas prioridades estão invertidas. O que podemos fazer? Clara Santos

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António