6 de Dezembro - S. Nicolau

Ícone de S. Nicolau
Autor desconhecido
sécs. XIII-XIV
têmpera de ovo sobre painel de gesso
107 x 82 cm
Museu Hermitage, S. Petersburgo
____________________________________________________________________________

São Nicolau nasceu em 270 em Pátara, Lícia, foi monge e arcebispo de Mira, Turquia. Morreu pouco depois de ter participado no Concílio de Niceia (325).
A sua vida é marcada por gestos de amor e de fé. Entre eles, conta-se que três raparigas tinham chegado à idade de casar mas não poderiam fazê-lo por o seu pai ser pobre e não ter dinheiro para o “dote”.
Aproveitando-se do pai dormir com a janela aberta, Nicolau, de noite, atirou-lhe uma bolsa de moedas de ouro e passado algum tempo a filha mais velha casou. Nicolau repetiu a acção tendo à terceira vez sido descoberto.
Nos países do Norte da Europa é São Nicolau o santo encarregado, pelo Menino Jesus, de visitar as famílias distribuindo presentes às crianças no Natal. A ligação de São Nicolau ao Pai Natal deu-se em consequência de um poema, publicado nos EUA em 1823, intitulado “Uma visita de S. Nicolau” que começava: “Na noite antes do Natal...”.
São Nicolau é dos primeiros santos a ser venerado sem ter sido mártir. O seu grande milagre foi a bondade monótona do dia-a-dia, viveu a fé e o amor durante toda a vida. Soube traduzir a fé proclamada em Niceia: a encarnação de Deus, a certeza que O todo-poderoso pode amar-nos e entrar na nossa vida.
Com São Nicolau somos convidados a acender na luz de Cristo a luz de uma nova humanidade, a luz da compaixão pelos perseguidos, pelos pobres, pelos pequenos. Quem acredita que Deus se fez Menino no meio de nós, pode levar a felicidade às crianças, às famílias, aos aflitos.

Aníbal Manuel Vieira
Internacional Pe. Aníbal Manuel Vieira 06/12/2008 13:12 1524 Caracteres
205 Liturgia

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António