Século XXI

DESTAK|26 | 02 | 2009 08.26H

João César das Neves |

Quem quer ser Bilionário é o primeiro filme do século XXI. O que o torna um marco da época não é a qualidade que tem, mas não excepcional, nem a história, divertida e engenhosa mas banal, mas o tema. Slumdog Millionaire (2008) do britânico Danny Boyle e indiana Loveleen Tandan tem enredo do britânico Simon Beaufoy baseado na novela Q and A (2005) do diplomata indiano Vikas Swarup.
Começa por ser notável um filme nomeado para 10 óscares e vencedor de 8 (incluindo os de melhor filme, realizador e enredo) ser baseado na história de um dalit, um intocável dos bairros miseráveis de Mumbai. Isto, impossível há poucos anos, mostra a era da globalização.
O principal valor do filme é mostrar, nos 20 anos do enredo, o espantoso desenvolvimento daquela sociedade, precisamente o elemento mais decisivo da nossa era. Quem olhar este filme na sua realidade, que ultrapassa os aspectos cruéis e amorosos, percebe mais do mundo do que lendo jornais e comentadores. Ele mostra algo que ninguém entendeu bem, o nascimento do futuro.
Essa globalização vive do poder quase divino da televisão. Mas nela não se vislumbram a agricultura e indústria. Todas as actividades, legais ou ilegais, de todas as figuras da película são serviços.
Revelador é a inspiração do filme ser o destino: «está escrito» é o mote da vida das personagens. Que, no entanto, desprezam as religiões organizadas, pois são vítimas da sua violência. Esta é a atitude espiritual deste tempo desorientado, simultaneamente devota e céptica, rejeitando cultos estruturados, ateísmo e agnosticismo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António