Papa em África: Bento XVI lembra exemplo de S. José


18-03-2009 18:47

No segundo dia de visita aos Camarões, Bento XVI participou, esta tarde, na celebração das vésperas na Basílica dedicada a Maria Rainha dos Apóstolos em Yaoundé.
A anteceder o Dia do Pai, Bento XVI aproveitou a ocasião para lembrar o exemplo de S. José.
“São José ensina-nos que se pode amar sem possuir. Contemplando todo o homem e toda a mulher pode, com a graça de Deus, chegar à cura das suas feridas afectivas com a condição de entrar no projecto que Deus já começou a realizar nos seres que estão próximos dele, tal como José entrou na obra da redenção através da figura de Maria e graças aquilo que Deus já tinha feito nela”, disse.
O Papa acrescentou que “a nossa meditação sobre o itinerário humano e espiritual de São José convida-nos a adoptar a medida de toda a riqueza da sua vocação e do modelo que permanece para quantos quiserem consagrar totalmente a sua vida a Cristo, tanto no sacerdócio como na vida consagrada”.
“José viveu, efectivamente, à luz do mistério da Encarnação, não apenas numa proximidade física, mas também com a atenção do coração. José desvenda-nos o segredo de uma humanidade que vive na presença do mistério, aberta ao mesmo através dos pormenores mais concretos da vida. Nele não há separação entre Fé e acção”, refere.
A visita de Bento XVI vai prosseguir ainda amanhã nos Camarões. Só na sexta-feira de manhã é que o Papa parte para Angola.

CC/Aura Miguel

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António