Uma visita de paz debaixo de fogo

RR on-line, 20090508

Aura Miguel

A ida do Papa à Terra Santa reveste-se de um enorme significado. Bento XVI vai visitar uma região profundamente dividida em três religiões e qualquer intervenção poderá ser aproveitada politicamente.

Bento XVI inicia hoje uma visita histórica à Terra Santa. Histórica, pelo seu significado a vários níveis: o apóstolo Pedro saiu de lá, para nunca mais voltar e viria a morrer mártir em Roma… desde então só 20 séculos depois voltaria lá um seu sucessor: Paulo VI, em 1964 e, depois, João Paulo II no ano 2000. Agora, é a vez de Bento XVI percorrer e rezar nos locais e pontos de referência decisivos para o mundo católico.

Mas esta peregrinação que hoje começa é também uma viagem que leva o Papa de 82 anos a pisar um barril de pólvora… considerando a complexidade das relações entre Israel e a Palestina e os respectivos conflitos políticos da região, sem esquecer os igualmente graves conflitos religiosos e ecuménicos.

Esta visita do Papa também coincide com o 14 de Maio, dia do nascimento do Estado de Israel: data considerada fundamental para os judeus e catastrófica para os palestinianos…Ingredientes que ajudarão a colocar esta visita ainda mais debaixo de fogo mediático e de eventuais aproveitamentos ou ataques políticos.

Espero que cada um de nós saiba avaliar por si o que realmente se vai passar nestes dias e não se deixe manipular pelos critérios e analistas do costume!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António