Meeting de Rimini espera 700 mil pessoas

Do programa fazem parte exposições, conferências, espectáculos, apresentações literárias e actividades desportivas

São aguardadas cerca de 700 mil pessoas no 30.º Meeting de Rimini, Itália, que decorre entre 23 e 29 de Agosto. O encontro, organizado pelo Movimento Comunhão e Libertação, será dedicado ao tema "O conhecimento é sempre um acontecimento". Do programa fazem parte exposições, conferências, espectáculos, apresentações literárias e actividades desportivas.

O encontro foi inaugurado com a Missa presidida pelo Bispo da diocese, D. Francisco Lambiasi, que nesta ocasião leu também a mensagem enviada pelo Papa, o qual desejava que “o meeting continue a recolher os desafios e as interrogações que os tempos de hoje impõem à fé”.

Comentando o tema do encontro, Bento XVI fez votos de que esta seja uma ocasião propícia para compreender que “conhecer não é um acto apenas material, porque em cada conhecimento e em cada acto de amor, a alma do homem experimenta um «extra» que se assemelha muito a um dom recebido, a uma altura para a qual nos sentimos atraídos”.

Na homilia, D. Francisco Lambiasi salientou que hoje já não é possível ser cristãos por hábito ou por convenção, mas somente por opção. E a escolha de Cristo pode acontecer apenas por enamoramento e por convicção.

Os organizadores acreditam que "razão e afectividade estão profundamente unidos na dinâmica do conhecimento: sem afecto, isto é, sem um movimento de adesão sincero e interessado em direcção ao real, a razão não pode conhecer. Como afirma Jean-Luc Marion, ‘o amor é uma parte central da racionalidade'".

A presidente do evento, Emilia Guarnieri, afirmou que a sua finalidade "é proporcionar uma aventura humana às pessoas que vêm a este encontro", oferecendo-lhes a possibilidade de "aprofundar o sentido da própria vida". "Ter um significado comum das coisas cria unidade e amizade entre os homens", acrescentou.

Para aquela responsável, "a Providência divina realizou uma obra que, difundindo-se rapidamente na Itália e no mundo, deu abundantes frutos para a Igreja e para a sociedade".

Na edição deste ano estarão presentes o Arcebispo de Madrid, Cardeal Antonio Maria Rouco Varela, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

O evento conta com a colaboração de mais de três mil voluntários, na sua maioria jovens transalpinos e de outros países. A edição de 2008 foi seguida por 850 jornalistas de Itália e do estrangeiro.

O Meeting de Rimini tem como objectivo proporcionar o encontro entre pessoas de diferentes crenças e culturas, que tenham em comum o desejo de se conhecerem e valorizarem mutuamente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António