Inquisição

DESTAK |29 | 10 | 2009 08.30H
João César das Neves |
naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt

José Saramago volta a atacar grosseiramente a fé cristã. Se alguém lesse os livros dele como ele lê a Bíblia também não perceberia nada. Isto não é propriamente novidade, pois há muito se mostra perturbado pelo tema.

O escritor tem todo o direito às suas convicções. Graças aos 87 anos e prémio Nobel, também parece ter o direito de atacar as dos outros. Está isento dos requisitos de respeito e tolerância exigidos aos cidadãos civilizados. Aliás, segundo alguns, os católicos até deviam ficar agradecidos por serem insultados por tão supina entidade.

A reacção dele é: «O que me vale é que já não há fogueiras em São Domingos» (Expresso, 24/Outubro). E a nós, o que nos vale é que aqui não haja gulagues da URSS, purgas soviéticas, massacres estalinistas, maoistas e afins. Saramago teme acontecimentos com vários séculos, aberrantes na história da Igreja, repudiados pela generalidade dos cristãos e sempre empolados e recordados pelos ateus. Nós lembramos perseguições que só foram interrompidas na Europa há poucos anos e ainda perduram nos países comunistas; que fazem parte da estratégia própria da ditadura do proletariado e destruíram muitíssimo mais gente que os esparsos e morosos processos da Inquisição.

É bom lembrar ao grande autor que o agressor é ele. Insulta, é aclamado e depois ainda se queixa. Vivemos num mundo onde, no tema da religião, são os que atacam que acabam protegidos e beneficiados. Resta a consolação de, ao menos no longo prazo, estas atoardas acabarem por classificar quem as faz e não aquilo que atacam.

Comentários

Miguel Neto disse…
Como leitor assíduo do "Povo" e seguidor atento e sempre interessado pelo que escreve o Prof. João César das Neves, gostaría de deixar um contributo para este (não) assunto. A leitura de um artigo de Richard Zimler que pode ser lido no público em:

http://jornal.publico.clix.pt/noticia/27-10-2009/saramagoe-a-insustentavelleveza-da-ignorancia-18088958.htm

Após um (breve, brevíssimo) contacto com a "obra" e pensamento de José Saramago, há muito tempo que deixei de ter interesse pelo que esse sr. diz, escreve ou pensa. O artigo cujo link coloquei acima, resume o que penso sobre as sua "intelectualidade": uma perda de tempo (sempre tão escasso nos dias que correm).

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António