O que eu não queria dizer de Saramago.

(Saramago fez uma enorme e muito bem orquestrada manobra de marketing, usando e abusando de Deus).
Em que acredita Saramago? Em nada. Ele é daqueles comunistas de que dizemos, “é um exemplo de coerência”, ou seja, daqueles que não souberam criticar, dizer a verdade, antecipar o fim, nem sequer passados todos estes anos perceberam porque é que tudo aquilo se desmoronou. Perante isto como não há-de ele eleger como inimigos os que Acreditam, ainda por cima esses mesmos que tendo Fé rezaram pelo fim daquilo que ele mais queria, e contribuíram muito na pessoa de João Paulo II para a queda do “muro”, por tudo isto é humano que Saramago se dedique agora desesperadamente a combater os que têm Fé em Cristo. Saramago não acredita em nada e odeia os que acreditam no Todo.
É sério Saramago quando quer tirar conclusões sobre um livro; pela análise de uma história no meio de milhares? Por um episódio contado no primeiro capítulo de uma obra com centenas de capítulos? Lendo só meia dúzia entre centenas de versículos do Gênesis? Ele está a ser desonesto intelectualmente.
Não entende a história de Abel e Caim, quem é ele para que tudo tenha de ser claro aos seus olhos? Que arrogância a de este homem que já sendo sobredotado entende querer ser semelhante a Deus, entendendo todos os seus Mistérios e O questiona sobre o que O ocupava antes de criar o Universo? O que tem feito desde então? Porque deixou que isto e aquilo acontecesse?
Quer que a declaração dos direitos do homem consagre o direito à heresia??? Será que Saramago só tem direitos? Quais são os seus deveres?
Negando a existência de Deus (como faz Saramago), qual a necessidade de Lhe atribuir culpas ou adjectivos? De propor outra interpretação para Bíblia?
Saramago sofre de cristofobia, e é caso para dizer ainda bem que já acabaram os Gulags.
Lisboa, 25 de Outubro de 2009
Miguel Mesquita Guimarães
(um católico irrequieto)
PS – tenho rezado por José Saramago, para que o seu coração se abra a Cristo, Esse que fez do “bom ladrão” o seu acompanhante na entrada do Paraíso, certamente se lembrará de José Saramago na hora da sua morte.

Comentários

Westwood disse…
Concordo plenamente com as críticas à ousadia e hipocrisia de Saramago, mas não há necessidade de fazer referência à morte e ao juízo final como arma de recurso. "Não julgueis e não sereis julgados". Deixemos essa tarefa para o nosso bom Deus.
Anónimo disse…
Esta vaidade e arrogância de alguém que nada sabe de Biblia e se atreve a dar sentenças...é bem a imagem do panfletário que generaliza e pretende estender aos outros os problemas existenciais que ele próprio, José Saramago, arrasta! Será que pretende passar a ideia de que só ele é lúcido e todos os crentes são uns tristes ignorantes e sem inteligência?
Unknown disse…
Teria sido bom ter explicado a Saramago que se Deus permitiu que Caim matasse Abel é porque, cremos nós, Ele criou o homem livre para escolher os seus actos.
Doutro modo, o homem seria uma "marionette" de Deus.
João
Vanessa Pajuel disse…
Mais uma vez o escritor Saramago nos surpreende pela negativa, com a sua arrogância. A Biblia tem de facto histórias dramáticas e sagrentas, referentes infelizmente a um periodo histórico e que servem para explicar os valores humanos e católicos, que infelizmente só quem tem a capacidade de os extrair, entende. A tal cegueira virou-se contra ele. É óbvio que nenhum catequista ensina: "Caim matou Abel, façam o mesmo." Mas há, infelizmente, quem veja pretos e vermelhos, num branco puro - que são os valores católicos nem sempre praticados pela própria igreja, tristemente. Sugeria até fazer-se um blog para explicar a este senhor e não só, os valores que estão na Biblia e como percebê-los. Acho que cada vez mais é preciso relembrá-los. Algo como "A cegueira de Saramago" ou outro titulo engraçado para um blog.
Ferreira disse…
Pearl Buck, também Prémio Nobel, escritora norte-americana, escreveu um livro que está em português na Editora Livros do Brasil. É "O grande romance da bíblia". Neste livro ela surpreende e transmite com insuperável poder de comunicação as feições mais essenciais da alma humana, resumindo com uma arte inimitável toda a bíblia.
Saramago devia ter lido este livro, antes de dizer o que disse, só para ganhar mais projecção pessoal ,pela controvérsia. Não se lhe dando crédito, a mania passa...

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António