Oração de Salomão

Livro de 1º Reis 3,4-13.

 

Naqueles dias o rei Salomão foi oferecer sacrifícios a Gabaon, porque era o principal dos altos lugares sagrados; Salomão ofereceu mil holocaustos sobre aquele altar. Em Gabaon, durante a noite, o Senhor apareceu em sonhos a Salomão e disse-lhe:

«Pede-Me o que quiseres».

Salomão respondeu:

«Vós manifestastes grande benevolência para com o vosso servo David, meu pai, porque ele andou na vossa presença com fidelidade, justiça e rectidão de coração. Mantivestes com ele tão grande benevolência que lhe destes um filho para suceder no seu trono, como acontece neste dia. Senhor, meu Deus, Vós fizestes reinar o vosso servo em lugar do meu pai David e eu sou muito novo e não sei como proceder. Este vosso servo está no meio do povo escolhido, um povo imenso, inumerável, que não se pode contar nem calcular. Dai, portanto, ao vosso servo um coração inteligente, para saber distinguir o bem do mal; pois, quem poderia governar este vosso povo tão numeroso?».

 Agradou ao Senhor esta súplica de Salomão e disse-lhe:

«Porque foi este o teu pedido e já que não pediste longa vida, nem riqueza, nem a morte dos teus inimigos, mas sabedoria para praticar a justiça, vou satisfazer o teu desejo. Dou-te um coração sábio e esclarecido, como nunca houve antes de ti nem haverá depois de ti. Dar-te-ei também o que não pediste: dou-te riqueza e glória, de modo que, durante a tua vida, não haverá, entre os reis, ninguém como tu».


A liturgia de hoje misteriosamente contrapõe-se aos factos que nestes últimos dias revelam de forma mais visível a fraqueza humana dos nossos governantes.

A humildade de Salomão fá-lo pedir o que é agradável ao Senhor: a inteligência de coração para saber governar e distinguir o bem do mal.

É nosso papel também pedir a graça da humildade e da sabedoria para os nossos governantes.


Comentários

Mila disse…
Só a oração pode mudar o nosso coração e, consequentemente, também o dos governantes do nosso pobre país! N.Senhora, pediu em Fátima que se rezasse o terço todos os dias, e nós não cumprimos, porque achamos que o terço é oração de pobre e inculto, como já tenho ouvido! ...
Anónimo disse…
GEN = 54a = Ave! Salve! Viva! Sempre! Todos os Serafins, Querubins, Arcanjos e Anjos Benditos, Santos(as)! Sempre!...

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António