Instrumento de (verdadeira) liberdade

RR on-line, 2010.03.08
Raquel Abecasis
A fundação Francisco Manuel dos Santos, dirigida pelo sociólogo António Barreto lançou recentemente uma base de dados que põe à disposição de todos os cidadãos dados estatísticos sobre o país nos últimos cinquenta anos, de forma simples e compreensível ao comum cidadão.
Nas palavras de António Barreto, “ter uma informação rigorosa é uma fonte de liberdade de escolha e liberdade dos cidadãos”.
Num tempo em que parece que cada vez mais o poder político usa a máxima de confundir para reinar, manipulando os números e os dados estatísticos a seu belo prazer, com o único intuito de manter o povo na ignorância, esta não pode deixar de ser uma iniciativa para louvar.
É bom saber que apesar da crise e da confusão em que nos sentimos afogados, existe um empresário, Soares dos Santos, que decide canalizar parte da sua fortuna para uma Fundação que tem como propósito o benefício de todos.
Não só ganhamos com o seu trabalho, mas também com o exemplo dado de como se pode ajudar a desenvolver uma sociedade, dando-lhe mais instrumentos para decidir em liberdade.
Como em tudo o resto, é nas práticas e não nos discursos que se distinguem os verdadeiros, dos falsos democratas.  

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António