O negócio da pedofilia

RR ON-LINE 06-04-2010 10:18
Francisco Sarsfield Cabral

Seria insensato e pouco honesto reagir às acusações de pedofilia na Igreja desvalorizando-as como sendo apenas uma cabala anti-católica.
Mas há um empolamento dos casos na comunicação social, por motivos ideológicos fáceis de compreender. E também há falseamento dos factos.
Por exemplo, indicam-se percentagens de padres envolvidos em casos de pedofilia sem descontar inúmeras acusações afinal sem fundamento. Mais: multiplicaram-se as tentativas de extorsão e chantagem a padres com base em acusações falsas.
É o que parece ter acontecido com o cónego Ferreira dos Santos, reitor da Igreja da Lapa no Porto e reconhecido musicólogo. O único processo envolvendo o cónego foi desencadeado por ele próprio contra um chantagista. Este, às escondidas e à distância, tinha tirado fotografias ao cónego em trajes menores – mas não fotos revelando quaisquer actos sexuais, contra o que certa Imprensa noticiou.
O chantagista já reconheceu a culpa e foi condenado a trabalho comunitário. Mas o que passa para a opinião pública é mais um caso de pedofilia na Igreja.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António