Bento XVI escreve carta de agradecimento à cidade do Porto

JN 2010.05.25

"Grande e frutuoso", foi assim que o Papa Bento XVI caracterizou o empenho da população do Porto aquando da sua visita à cidade no passado dia 14 de Março.


Bento XVI enviou uma carta de agradecimento a D. Manuel Clemente, o bispo do Porto, onde exprime a sua gratidão aos portuenses que o acolheram.
Na carta, enviada a 19 de Maio, Bento XVI, agradece a todos os fiéis do Porto e reconhece que leva no coração “as imagens daquela assembleia litúrgica apinhada na Avenida dos Aliados e ruas convergentes”.
Bento XVI reconhece a força religiosa não só no nosso país como também no Porto, onde assistiu com alegria à densa e festiva mobilização de fiéis nesta cidade tanto na eucaristia por si presidida como durante todo o percurso.
Durante a sua peregrinação em Portugal, o Papa não poupou os elogios e agradecimento à população portuguesa.
Na carta ao bispo do Porto é notória a satisfação e apreço por quem o recebeu bem assim como a lembrança de momentos que marcaram a sua visita na cidade do Porto.
“Possa a comunidade eclesial do Porto, que o senhor bispo apascenta, frutificar na paz e alegria do Senhor prosseguindo no rasto de Nossa Senhora de Vandoma e de tantos Santos a quem foi reacender a esperança no coração e na vida diária dos homens e mulheres, seus companheiros de jornada, lembrando-lhes Deus como meta final”, escreveu Bento XVI.
No final da sua carta, o pontífice despede-se com votos de esperança dando a todos os portuenses a sua bênção apostólica.

Comentários

Anónimo disse…
O Norte encerra a reserva moral da Nação como diz o meu primo Tiago. Como lisboeta, segui o Papa por todo o país e sinto que em Lisboa, Fátima e Porto o recebemos com os braços abertos e com toda a alegria dos nossos corações. A singularidade do Porto está em dois factos:
1. No facto de ser o ponto de união duma enorme população católica que excede este núcleo urbano e preserva as verdadeiras raízes culturais de Portugal.

2. No facto de ter um Bispo de uma bondade e inteligência superior a quem o Papa quis mostrar o seu apreço de forma pessoal.
Pelas duas razões muito gostei da visista de Sua Santidade à Invicta.

Rita Carmona Moutinho

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António