Triste figura

Raquel Abecasis, RR on-line em 21-06-2010 08:43

Lembram-se do ministro da Informação de Saddam Hussein? Aquele que aparecia na televisão, com os tanques americanos a passar por trás, a dizer que o Iraque estava a vencer a guerra?

Em Portugal temos um sósia desse personagem. Trata-se de Valter Lemos, aquele secretário de Estado que, na anterior legislatura, aparecia todos os dias na televisão a dizer que na educação tudo corria sobre rodas e os professores na rua não passavam de um grupo de agitadores que procuravam destruir o trabalho meritório que se fazia na 5 de Outubro.

Passadas as eleições, José Sócrates intuiu que este era o homem que lhe faltava no Ministério do Emprego. Nomeou-o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional e aí está ele, contra tudo e contra todos. Sempre que as estatísticas sobem o número dos nossos desempregados, Valter Lemos aparece a dizer que os números e as instituições internacionais que os emitem estão errados.

A cena patética do ministro que já perdeu a guerra e continua a cantar vitória é, infelizmente, uma cena que se repete na política.

A dúvida está em saber se, quando falam tão convictamente, estes homens estão mesmo convencidos ou só nos querem manter na ignorância. Se é para nos enganar, pergunta-se, o que esperam ganhar com isso?

Do ministro da Informação iraquiano só restou a memória da sua triste figura. De Valter Lemos o tempo dirá.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António