Bens Culturais da Igreja - Newsletter INVENIRE



INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja
Nº 1 apresentado em Lisboa no próximo dia 6 de Outubro






Será apresentada no próximo dia 6 de Outubro, no Museu Nacional de Arte Antiga, pelas 18.00 horas, a revista INVENIRE: Revista de Bens Culturais da Igreja, nova edição semestral do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja.
Única publicação nacional que se dedica a informar sobre o património cultural, documental e artístico da Igreja Católica em Portugal, aposta na difusão de projectos de salvaguarda e intervenções de valorização, mas também na divulgação de estudos inéditos, propostas de interpretação actuais e obras pouco conhecidas do público em geral. É essa a sua especificidade. A articulação entre temas da actualidade, numa vertente informativa, e estudos de natureza científica, baseados em investigações originais.
Projectos de grande qualidade, dirigidos por especialistas e consolidados por técnicos habilitados, são cada vez mais uma realidade no universo das dioceses. Esmorecem por falta de divulgação, padecendo, assim, do desconhecimento do público em geral. Nesta imensa tarefa de valorização e credibilização dos Bens Culturais da Igreja, INVENIRE pretende, em última análise, traduzir essa realidade.
Intitulada numa alusão etimológica aos termos "invenção", "descoberta", reúne uma selecção de contributos nas diversas áreas de actuação do sector. Apostando na qualidade gráfica e de conteúdos, este número inaugural abre com uma secção de investigação, com ensaios de Carlos A. Moreira Azevedo e Nuno Resende, a que se segue um Portfolio sobre Marfins, escolhidos por Carla Alferes Pinto. Em destaque, apresenta-se um conjunto de obras de vários pontos do país, analisadas por diversos especialistas e investigadores nacionais. O projecto "Rota das Catedrais", será abordado em caderno temático, no qual se destaca a entrevista ao Secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle. Rui Vieira Nery inaugura o espaço de opinião da revista, com o artigo "Salvar o património de música sacra portuguesa". A fechar a edição, uma selecção de livros e a agenda de eventos.

O preço de venda ao público é de 9 € e encontra-se já disponível para encomenda online.



Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja
Quinta do Cabeço, Porta D, 1885-076 Moscavide
t. 218 855 481 | f. 218 855 461
SNBCI © todos os direitos reservados




SUBSCREVER
Se pretende receber
esta newsletter clique aqui
REMOVER
Se não pretende  continuar a
receber esta newsletter clique aqui












Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António