Liberdade religiosa em nome da paz

Aura Miguel
RR online 17-12-2010 08:38

A liberdade religiosa é um direito tão enraizado na dignidade humana que deveria gozar de um estatuto especial: uma espécie de património comum, ao ponto de cada violação ser encarada como um crime contra a Humanidade.
Quem o defende é Bento XVI, na sua mais recente mensagem para o Dia Mundial da Paz. E fala disso a propósito do que se passa no Iraque e em várias regiões do mundo, onde não é permitido a cada um professar livremente a própria fé, sob pena de risco de vida.
Mas o Papa denuncia também ataques à liberdade religiosa noutras zonas do globo, onde a perseguição surge de forma mais sofisticada e subtil, contra crentes e símbolos religiosos. É nesta lista que Bento XVI inclui a Europa. E o Papa faz votos para que acabem as hostilidades e preconceitos contra os cristãos que desejam viver de modo coerente com o Evangelho. Sob pena de nunca se alcançar a paz.
No Iraque, tal como no Paquistão, na Terra Santa ou até mesmo em Inglaterra, Espanha ou Portugal.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Vamos todos rezar pela paz no próximo dia 22: Oração pelos cristãos no Iraque 22 de Dezembro

Comentários

Anónimo disse…
Aproveito para chamar a atenção para a homilia do Papa nas vésperas celebradas ontem com universitários em Roma:
"É necessária uma nova classe de intelectuais"

http://www.zenit.org/article-24962?l=italian

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António