Carta de Christine Boutin a José Manuel Barroso

 
Paris, 23 de Dezembro de 2010


À Atenção do
Exmo. Sr. José Manuel Barroso
Presidente da Comissão Europeia


Senhor Presidente,

Como sabe, a Comissão Europeia mandou fazer mais de 3 milhões de exemplares de uma agenda com as cores da União Europeia, para as escolas secundárias. Esta agenda tem, entre outras coisas, as festas judias, hindus, sikhs e muçulmanas, mas não assinala uma única festa cristã. Até mesmo a folha do dia 25 de Dezembro está vazia…

Como é possível uma tal discriminação?

A minha inquietação, incompreensão e mesmo indignação são enormes.

Será que a Comissão Europeia pode pretender que foi um esquecimento? Mas como é possível omitir involuntariamente a festa do Natal, celebrada por toda a Europa por milhares de pessoas mesmo não cristãs?

Verdadeiramente não posso aceitá-lo.

Em nome da verdade, em nome do que foi e do que é, não posso aceitá-lo. O papel da religião cristã na formação da Europa é um facto histórico inegável, e é aberrante que uma agenda mandada fazer pela Comissão europeia não o mencione de todo. Como é possível afirmar que esta agenda constitui uma “mina de informações sobre a União Europeia”, retirando-lhe qualquer referência ao cristianismo? Como é que se pretende instruir os jovens acerca da União Europeia negando a existência de uma religião que contribuiu de uma maneira fundamental para a sua construção e unidade?

Não posso também aceitá-lo em nome de uma grande parte da população europeia cuja religião é o cristianismo. Recuso-me a aceitar que seja assim negado e esquecido aquilo que tem uma tão grande importância na vida de todas essas pessoas, esse legado de valores e convicções que elas têm em comum.

Finalmente, não posso aceitar, em nome dos milhões de cristãos perseguidos e mortos pelo mundo fora, por causa da sua fé. Como é que a Europa pode dar provas de uma total ignorância sobre uma religião em nome da qual essas pessoas sofrem e morrem, haja em vista as festas que apenas podem celebrar com risco da sua própria vida?

Esperando o seu apoio em favor de uma Europa que promova o diálogo entre as religiões e que valorize a importância e a contribuição de cada uma delas para a construção duma sociedade de paz, de prosperidade e de tolerância,

Receba Senhor Presidente os meus sinceros e respeitosos cumprimentos


Christine Boutin
Ex- Ministra


C.C. para John Dalli, Herman Von Rompuy, Jerzy Buzek e Wilfrid Martens.

Gentilmente traduzido do original francês pela amabilidade disponível de uma grande amiga

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António