Olhar o passado

Raquel Abecasis
RR on-line 17-01-2011 08:20

Nos últimos dias encontrei dois exemplos antagónicos de lidar com a crise, que merecem ser contados.
A meio da semana, um homem de quarenta e poucos anos, com fracas habilitações e especializado em arranjos caseiros queixava-se de lhe ter sido retirado o subsídio de desemprego. Perante este cenário, a reacção foi: "E agora não sei como é que eles querem resolver a situação”.
A possibilidade de aceitar um trabalho, ainda que não remunerado de acordo com os antigos critérios ou com um contracto seguro, estava para este homem liminarmente afastada.
Poucos dias depois, outra pessoa comentava que quem agora fala de crise não sabe o que foi há 35 anos perder toda uma vida construída em Africa e recomeçar do zero num país longínquo. Para essa pessoa, a crise de que agora falamos é uma crise relativa.
Nestes dias, como nos anos 70, temos muito a aprender com estas pessoas que com a sua coragem e determinação ajudaram a reconstruir Portugal. Para estes não houve subsídios nem outras regalias e nem por isso o seu e o nosso futuro ficou hipotecado.
Talvez esta crise tenha o mérito de tornar os portugueses mais adultos e responsáveis, porque essa foi uma tarefa que nem o 25 de Abril nem a adesão à Europa conseguiram cumprir por estas bandas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António