Como fugir do Egipto

Público, 20110201 Miguel Esteves Cardoso

Não consigo fugir do Egipto. Quando há levantamentos contra ditaduras, foge-me o pé para o chinelo. A prepotência democrática, livremente eleita, já é irritante que chegue. Mas contra o belprazer republicano, tão dinástico e soberbo que se diria uma imitação macaca da monarquia absoluta, é difícil não torcer.

Na Tunísia, no Egipto, na Síria, no Iémen, na Coreia do Norte, na maldosamente monárquica Arábia Saudita e em todos os outros países em que os que mandam e mamam são sempre os mesmos, é preciso ter um coração de pedra para não desejar que se lixem todos.

Diz-se que são motins monomaníacos, que apenas querem que o manda-chuva se vá embora. Que não apresentam uma alternativa de governo. Fica-se com medo que outros tiranos, livres das corrupções materiais mas escravos dos mandamentos religiosos, se aproveitem do desgoverno para darem o golpe.

É uma atitude pouco generosa. Na Tunísia e no Egipto luta-se contra a injustiça. Não é preciso ter uma alternativa justa - sequer uma qualquer - para lutar contra a corrupção, que é um sinónimo de injustiça, sistemática. As revoltas contra a injustiça não são democráticas nem levam à democracia. São mais antigas e fáceis de compreender.

Eu até posso não ter nada para dizer, nem grande interesse em ouvir vários pontos de vista e escolher um deles. Mas repugna-me ouvir apenas um - e sempre o mesmo - e presumir-se, mesmo que seja verdade, que não tenho nada a rebater ou acrescentar.

Comentários

Anónimo disse…
Um texto dum homem livre no esplendor da sua independência. Deves viver bem afastado do ruído urbano MEC
O'Tornapa

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António