As traições leais

Público 2011-03-03 Miguel Esteves Cardoso

Khadafi é um monstro mas está a ser monstruosamente traído pelos "capangas" e pelos aliados. Aceita-se que o traiam e regista-se quem o traiu primeiro e a ordem cronológica de traição de quem o foi traindo. Mas que não sejam festejados os vira-casacas que o serviram abjectamente enquanto eram bem pagos e não vislumbravam hipótese de deixarem de ser.

A London School of Economics também é um desses "capangas". Mais são os que se venderam a Khadafi e agora se viram contra ele porque sentem que é fraca a probabilidade de continuarem a ser comprados do que aqueles que, tendo-se deixado comprar, encolhem os ombros e pedem desculpa por terem sido hipócritas.
Em vez de reparar nos países do Ocidente que só agora denunciam Khadafi, depois de o terem tolerado, graças às boas graças e boas massas que ele lhes deu, melhor seria repararmos nos regimes repressivos que apoiamos ainda mais frenética e injustamente do que apoiávamos a Líbia: a Arábia Saudita, o Paquistão, a China.
Estar à espera de serem derrubados, para apoiar quem quiser derrubá-los - mesmo sem saber quem são - só mostra a nossa perfídia. Viramo-nos para onde o vento soprar, conforme nos consolar, ou não, as carteiras. A consciência vem por acrescento, devidamente modificada.
O monstro Khadafi, que só acredita na corrupção, na ganância e no medo das pessoas, ficou surpreendido com a deslealdade e rapidez daqueles cuja lealdade comprou, a bom preço. Acompanho-o nessa surpresa.

Comentários

Anónimo disse…
Grande artigo este!

Muito curto mas a mensagem está lá toda.


Muito obrigado por ter exposto esta tão grande verdade.

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António