A autoridade na política contemporânea




TERTÚLIAS DE HOMENS
FUNDAÇÃO MARIA ULRICH

A Fundação Maria Ulrich convida-o a para mais uma Tertúlia sobre:

"A autoridade na política contemporânea"
Prof. Miguel Morgado

25 de Março, sexta-feira, pelas 21h30

Rua Silva Carvalho, 240 (junto às Amoreiras) Lisboa
fundmariaulrich@clix.pt / fundacaomariaulrich.blogspot.com

RSFF até 23 de Março                                                    telfs: 213.882.110; 96.6969620

Rua Silva Carvalho, 240 (junto às Amoreiras)
Lisboa
fundacaomariaulrich.blogspot.com





Arrepiados com a exigência das tarefas que se vão impondo no horizonte próximo deste Governo, ou de um outro que porventura venha a existir a breve prazo, aumentam os partidários da solução a que, à falta de melhor expressão, podemos chamar Bloco Central. O arrepio justifica-se, sem dúvida. Mas a solução não se recomenda.

De tão virada para o futuro que procura estar, a proposta do Bloco Central quase se orgulha de ser terrivelmente amnésica. Esquece-se do facto político fundamental dos últimos 15 anos: o de vivermos sob a hegemonia do PS, com a cooperação do espírito geral de um Bloco Central efectivo.

O que a democracia portuguesa precisa, pelo contrário, é de gerar uma alternativa política ao projecto partidário socialista. Por outras palavras, o eleitorado português precisa de ter a possibilidade de escolher dentre alternativas políticas genuinamente diferentes. De resto, o que dizer de uma democracia com um partido que, sob a ameaça de uma catástrofe inominável, jamais pode passar à oposição?

E de tão alicerçado no passado que procura estar, o apelo à constituição de um Bloco Central ilude-se com um falso paralelo entre o Portugal de hoje e o de 1983-85, onde se concretizou o primeiro Bloco Central. Só à superfície é que existe um paralelo entre a situação de emergência que se vivia à época e a que se vive hoje.

O Bloco Central fez-se para proteger o princípio do fim do PREC ou, pelo menos, para aliviar as consequências do PREC. A emergência dos nossos dias deve-se, em grande parte, aos impasses gerados pela existência de um Bloco Central político que dominou e ossificou o país. Uma má ideia, portanto.


Miguel Morgado

Comentários

audiencia da tv disse…
ola parabens pelo blog muito bom de ver de ler adorei mesmo e ja passei a ser seu seguidor e se quiser me seguir eu agradeço
abraços e sucesoss na vida!!!
http://audienciadatvrealtimes.blogspot.com/

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António