Dia mundial

DESTAK | 09 | 03 | 2011   19.58H
João César das Neves | naohaalmocosgratis@fcee.ucp.pt
Para que servem os «dias mundiais»? Há mais de 170, para todos os gostos e orientações, o que é pesado em 365 no ano. Mas há dias e dias, como se viu na recente polémica sobre a agenda publicada pela Comissão Europeia para 2011, que menciona festas de múltiplas origens, mas não as cristãs.
A 8 de Março celebrou-se com aparato o Dia Internacional da Mulher, efeméride de origem socialista, iniciada em 1911 na Alemanha, até com influência na revolução bolchevique de 1917. Lenine foi o primeiro líder a torná-la oficial. Perto dessa data, outra comemoração, mais antiga, passa sempre despercebida.
O Dia Mundial da Oração, na primeira sexta-feira de Março, começou em 1884 por iniciativa de mulheres dos EUA. Espalhou-se por múltiplas denominações cristãs em 170 países, sempre através de movimentos femininos. Não deixa de ser curioso o desinteresse mediático pela celebração, que é também um movimento de mulheres, espontâneo e muito divulgado. O silêncio jornalístico leva múltiplos cristãos, mesmo devotos, a celebrar o Dia da Mulher, ignorando a existência do Dia da Oração.
Isto mostra o interesse dos «dias mundiais». Eles só fazem sentido quando defendem valores essenciais da humanidade que alguns atacam. O 8 de Março tinha esse sentido para as mulheres em 1911. A 4 de Março, mulheres de todo o mundo mostraram a importância da oração, valor central de todas as culturas que este tempo insiste em agredir. Mas mostraram também, pela obscuridade a que foram remetidas, a justificação da sua iniciativa

Comentários

Francisco Melo disse…
Os dias mundiais têm conotação ideológica, a idéia foi tirada da IGREJA, que comemora os seus santos e as suas festas e solenidades. Também há a intenção de, com isso, abafar os dias dos santos e festas da IGREJA, antigamente lembrados pela mídia e agora terminantemente proibidos de serem mencionados. Por causa e tudo isso, que cheira mal - pois trata-se de atacar JESUS CRISTO... -, eu deitei esses dias no cesto de lixo (não reciclável, cheira mal). Quando me vêm dizer que o dia 10 passado foi o dia das mulheres (inventaram um apartheid entre homens e mulheres...), respondo logo: «coisa nenhuma, mas dia de São João de Deus, isso, sim, isto é que vale».

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António