Valor do voluntariado em Portugal equivale a 1% da riqueza nacional

Andrea Duarte  
Diário Económico 11/04/11

Estudo do Observatório do Emprego estima em 1045 milhões de euros o VAB do voluntariado. Coordenadora do estudo admite que o valor chegue aos 1600 milhões.
O valor do voluntariado em Portugal deve rondar 1% do Produto Interno Bruto (PIB). Este é o resultado do estudo do Observatório do Emprego que Maria dos Anjos Almeida apresentou na conferência do Montepio e do Diário Económico, sob o lema "Voluntariado: que valor económico?", realizado no Sana Lisboa Hotel. Contas feitas às horas que os voluntários dão às instituições, conclui-se que equivalem a 1045 milhões de euros de Valor Acrescentado Bruto (VAB). Maria dos Anjos Almeida admite que o valor é superior, calculando que chegue a 1% do PIB, ou seja cerca de 1600 milhões de euros em 2006.
O estudo de Maria dos Anjos Almeida deparou-se com a dificuldade de medir o voluntariado. Os censos não incluem a pergunta "é voluntário?" e "fazer um inquérito específico aos agregados familiares sobre o voluntariado seria muito dispendioso". Internacionalmente, é através de inquéritos às famílias que se resolve a questão. Em Portugal, o método escolhido foi a amostragem.
No entanto, o voluntariado é muito mais que o valor económico, frisa Fernanda Freitas, presidente nacional do Ano Europeu do Voluntariado. "Por cada euro investido em acções de voluntariado há um retorno económico de cinco a oito euros", segundo números da Comissão Europeia, adianta.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António