Mitos

António Sousa da Câmara RR on-line 20-05-2011 14:11

Angela Merkel recomenda que os portugueses , copiando os alemães, trabalhem mais e tenham férias menos longas. Mas os portugueses já trabalham mais horas diariamente e têm menos oito dias de férias anualmente do que os alemães.
A produtividade é o nosso calcanhar de Aquiles. A nossa inferioridade, nesse domínio, está intimamente ligada à nossa deficiente organização e ineficiente gestão.
Por exemplo, o licenciamento de um projecto hoteleiro demora na Alemanha três meses; em Portugal, muitas vezes mais do que dez anos. O problema não está no tempo dedicado pelos profissionais envolvidos nos processos de licenciamento nos dois países.
Uma questão deste tipo inclui, em Portugal, um número considerável de instituições com poder, mas sem responsabilidade. Na Alemanha, há poder e responsabilidade na autoridade que confere os licenciamentos.
Temos que redesenhar as nossas organizações para que problemas concretos, como o referido, sejam resolvidos em tempo útil. Nessa altura, talvez possamos trabalhar menos horas e ter mais férias. Como na Alemanha.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António