A verdade na política

Francisco Sarsfield Cabral
RR on-line 03-05-2011 08:54

Será possível um partido ganhar eleições dizendo a verdade aos portugueses? Os políticos gostam, naturalmente, de apresentar perspectivas positivas e animadoras aos eleitores. Se votarmos neles, subentende-se, a nossa vida irá melhorar.
As pessoas preferem ouvir isso: estão fartas de serem massacradas pelo discurso da crise. Depois, ficam desapontadas: uma vez no poder, esses mesmos políticos fazem o contrário do que prometeram. Recordem-se as reviravoltas, desde há vários anos, sobre reduzir ou não subir impostos.
Acontece que, desta vez, a crise é demasiado séria para poder ser ocultada. Aí está a “troika” da Comissão Europeia, do BCE e do FMI para o lembrar. Mas o PS, por exemplo, apresentou um programa eleitoral onde quase não se fala do duro apertar do cinto que nos espera. E os outros partidos também evitam o tema.
Ora, talvez agora seja eleitoralmente proveitoso não iludir a realidade. É certo que Manuela Ferreira Leite disse a verdade e os eleitores preferiram o canto da sereia de Sócrates em 2009. Mas, entretanto, não teremos aprendido nada?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António