Maria José Nogueira Pinto...

Maria José Nogueira Pinto...
Guilherme d’Oliveira Martins
Voz da Verdade, 17 Jul. 2011
«O Senhor é meu Pastor, nada me falta» (Sl., 23, 1). Não me sai da memória o verso do Salmo que Maria José Nogueira Pinto escolheu para encerrar um belíssimo texto que escreveu pouco antes de nos deixar. Nestes momentos, há muito poucas palavras a dizer, fica apenas o exemplo.

Recordo, por isso, a mulher de ideias e de causas, de convicções e generosidade, que conheci desde quando ambos tínhamos dezassete anos. Sempre lhe encontrei uma especial atenção aos outros e à justiça, que, com o tempo, se foi acentuando – com abertura e afetuosidade. E a verdade é que se foram tornando evidentes significativas convergências quanto à necessidade de renovar as políticas sociais, de recusar a pura lógica do mercado ou a economia de casino e de apontar para a diferenciação positiva, em nome da dignidade. Há muito pouco tempo (parece ontem, porque a doença foi rápida e fulminante), debatemos longamente a última encíclica do Papa Bento XVI «Caritas in Veritate» e voltámos a convergir, naturalmente, na recusa de uma lógica mercantilista. Por isso, Maria José tomou em mãos na fundação criada por Maria de Lourdes Pintasilgo, a missão exigente de fazer da justiça um ato permanente amoroso e emancipador. Daí a importância que dava a «cuidar o futuro», às «redes de proximidade» e aos «corpos intermédios», em termos modernos para responder à crise do Estado-providência, pela ação responsável do Estado e da Sociedade, com pessoas e comunidades concretas, no sentido da cidadania ativa ou de uma Sociedade-providência. O seu percurso profissional fez-se assim de atenção e de causas: o serviço público e a justiça na Maternidade Alfredo da Costa e na Misericórdia de Lisboa; o bem comum e a criatividade na cultura, no cinema; e a magistratura cívica na Câmara Municipal de Lisboa, na Assembleia da República…
Quando ouvi a leitura das bem-aventuranças ou quando o Padre José Tolentino Mendonça recordou a serenidade com que Maria José (quase sem o deixar falar) lhe disse há pouco que «Deus ama quer os vivos quer os mortos», percebi que a experiência da fé só pode ser vivida, por cada pessoa de forma irrepetível, como sinal da graça de Deus, esse dom fantástico que permite ligar a razão e a esperança. Encontrámo-nos, ao longo de 42 anos, em mil circunstâncias. Estou a ouvi-la chamar-me, com a sua voz inconfundível, a perguntar sobre as coisas mais diversas (e sabia muito bem ouvir). Na Rádio Renascença, no final dos anos noventa, encontrávamo-nos todas as semanas na «Prova dos Quatro», a debater o País e o mundo, com Maria João Avillez e João Amaral. Entre mim e ela eram mais as convergências que as divergências, por causa dos valores e das políticas sociais. Outras vezes, em sua casa ou em A-dos-Negros, até desoras, com o Jaime e a família, discutíamos tudo acaloradamente – a política, o serviço público, os políticos, as ideias. Uma vez, a Maria José fez entrar nessas nossas conversas (para gáudio de todos) Nelida Piñon, personalidade fascinante de horizontes abertos e inteligência fulgurante. Foi um deslumbramento ouvi-la falar sobre a literatura e a vida. Para a Maria José não fazia sentido falar sem paixão sobre as coisas do mundo. As diferenças vinham naturalmente à tona, mas o essencial era a procura da dignidade e do bem comum. Os seus argumentos faziam sentido, eram convincentes, claros e inteligentes, e como fazem os mais sábios e argutos, era sempre capaz de se colocar no lugar do outro, enquanto antagonista de ideias. Essa qualidade extraordinária permitiu-lhe ligar o sentido prático do serviço e a solidez dos argumentos e dos projetos. Como S. Paulo, combateu o bom combate. Sentimo-lo intensamente. O exemplo é a principal lição. E o tempo foi cimentando a nossa amizade como uma relação de confiança e admiração.

Comentários

Anónimo disse…
A Dr. Maria José NOgueira Pinto, foi uma grande senhora, uma grande mulher e uma política de grande envergadura, e para honrar a sua memória, nós católicos e cidadãos não podemos desistir, em Outubro vamos encher a AR com petições, para a defesa da família e da vida, vamos revogar as leis injustas que foram aprovados pelo ps, contra a igreja, a família e a vida. Para que não sejamos também católicos adversativos, mas católicos conscientes e participativos.
revogar as alterações ao casamento aprovadas peo ps
revogar a nova lei do divorcio,
retira dos divórcios das conservatórias, esta alteração foi um erro,passoms a ter o divórcio administrativo, na hora
que facilitou o mesmo
alterar a legislação do aborto,
aulas de educação sexual, a pedido expresso e por escrito dos pais,
educação moral e religiosa em todos os estabelecimentos de ensino, pré primária, e universidades também.
cruxefixos nas escolas se assim o quiserem os pais da maioria dos alunos.
alteração dos programas das humanidades, mais presença da história do cristianismo e da história de portugal e esta dada numa perspectiva patriótica.
excluir dos curriculos da escola tudo o que seja hostil à religião, á família e á vida.
direito à liberdade de educação já!

liberdade de se criarem escolas católicas, ou de outras religiões.
amigos está na hora da acção.
um abraço
paulo rocha

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António