O Povo está de volta

Fazendo jus a uma tradição com já alguns anos, o regresso do Povo no 1º dia de Setembro, após as férias de Verão, é abrilhantado por uma edição do Jornal das Boas Notícias.
Neste número, juntei vários artigos que saíram durante este mês em que as Jornadas Mundiais da Juventude em Madrid foram o acontecimento mais saliente.
Porque o “mundo precisa do testemunho da nossa fé” (p. 10) elegi como tema recorrente o testemunho que não é uma encenação, mas um modo de viver e que, assim, se torna espectáculo mesmo para quem não é crente (Depois de Madrid, Vargas Llosa, p. 4). É muito impressionante ver como o testemunho como vida que não faria sentido se Deus não existisse se propaga – o testemunho de João Paulo II é alento no sofrimento de Maria José Nogueira Pinto (Graça e predestinação, p.6), assim como o seu testemunho é alento para todos nós (Nada me faltará, p.7 e o Jogo da Glória, p.8).
Não é fácil viver assim, como nos diz João César das Neves em Perder a vida (p.9), porém, os santos testemunham a alegria de perder assim a vida. A boa notícia é que a santidade nos é oferecida todos os dias como nos lembra Sophia em “O retrato de Mónica” (p. 11). É tudo uma questão de liberdade (O Drama da Liberdade, p.11), da nossa liberdade.
Neste reinício o meu voto para todos os que recomeçam um novo ano de trabalho e em primeiro lugar para mim é que saibamos ser merecedores deste “maior dom que Deus deu aos homens” (W. Shakespeare)
Um abraço com amizade
Pedro Aguiar Pinto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António