Culpados

Culpados
DESTAK | 05 | 10 | 2011   18.22H
João César das Neves | naohaalmocosgratis@ucp.pt
Portugal vive um momento muito difícil e doloroso, com grave sofrimento para o povo. Um dos traços mais elevados do carácter da nossa gente é a ausência de rancor e recriminação. Apesar de tantas e graves dificuldades não se anda a tentar procurar responsáveis ou castigar culpados. Somos um povo cordato e plácido.
Este não é um elemento fortuito, tendo-se verificado repetidamente no passado. Os Governos recém-empossados não costumam ser vingativos, e predomina uma paz podre, onde a culpa morre sempre solteira. Há décadas que são ínfimos os casos de responsáveis políticos ou administrativos julgados por incúria, erro ou crime, e tal não se deve à qualidade média da nossa gestão.
Isto tem vantagens e inconvenientes. Compreende-se o incómodo de muitos perante a injustiça da benevolência. A impunidade após anos de gestão danosa e talvez até dolosa passa pacificamente. A principal vítima é obviamente a justiça, que nunca chega a ser aplicada. Mas também se evitam averiguações, zangas e aproveitamentos a que estes processos sempre dão azo. A prioridade agora é salvar o país, não supliciar réus.
Assim pessoas evidentemente responsáveis por erros enormes, e até abusos e crimes, que precipitaram o país numa das maiores crises da sua história, saem calmamente das suas funções para um retiro temporário, alguns em cargos internacionais, onde preparam o regresso como heróis, logo que o povo esqueça. Nestes dias de crise, um único político é censurado pela dívida nacional, Alberto João Jardim. E ninguém conta que venha a ser castigado.

Comentários

Manuel de mendonça Tavares da Silva disse…
César das Neves
A gravidade da situação exige a averiguação das responsabilidades pelo estado a que se chegou. O enorme dano infligido a cada um e ao País não pode passar sem um aprofundamento das razões que o motivaram.
Sem isso estamos a ridicularizar a acção governativa e a provar que nos encontramos num regime político de democracia virtual.Um abraço Tavares da Silva

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António