A ÁRVORE DE NATAL DE BEIT SAHOUR

Uma multidão considerável, mais de 5000 pessoas, juntaram se em Beit Sahour, no Sábado dia 17 de Dezembro, para assistirem à inauguração da árvore de Natal num ambiente muito festivo. As iluminações do pinheiro de Natal foram acesas pelas autoridades, nomeadamente o Primeiro Ministro Palestino Salam Fayyad, Monsenhor Shomali bispo auxiliar de Jerusalém assim como o Governador de Belém, ficando a árvore de Natal a brilhar intensamente.
Um desfile composto por numerosas crianças e jovens das escolas de Beit Sahour e de Belémfoi organizado e dirigiu-se para a Árvore de Natal. A multidão comprimida ao longo da estrada e em frente da Igreja acolheu calorosamente um numeroso grupo de escuteiros que avançavam à frente das personalidades oficiais, e que alegrou esta noite de Dezembro com o som dos seus tambores e gaitas de foles.
Diante da igreja, colocou-se um palanque e, desde o fim da tarde, cânticos de natal ressoaram no coração da cidade e, todas as pessoas presentes, entre as quais muito estrangeiros, turistas e peregrinos, cantaram a uma só voz diferentes refrãos conhecidos como o famoso Gloris in exelcis Deo.
A orquestra musical saudou as diferentes autoridades políticas representadas entoando o hino palestino. De seguida, o Presidente da Câmara de Beit Sahour deu as boas-vindas a todas as pessoas alí reunidas por esta ocasião e saudou, especialmente o Primeiro Ministro Salam Fayyad, o Governador de Belém, o Ministro do Interior, o Ministro dos Detidos, os membros do Conselho Legislativo, o Bispo auxiliar de Jerusalém, Monsenhor William Shomali assim como todo o clero presente.
Monsenhor Shomali, no seu discurso, reafirmou o sentido do Natal para os habitantes de Belém dizendo: entre todos os continentes e países, Deus escolheu, gratuitamente, a Palestina para encarnar e nascer, de entre todo as aldeias da Palestina, ele escolheu Belém, e a todas as casas de Belém, preferiu uma gruta para nascer, de todas as mães ele escolheu uma virgem mãe que é Maria, e de entre toda a gente simples que ele queria informar do nascimento do Salvador, ele enviou os anjos aos pastores de Beit Sahour (Belém)?. O bispo exortou os seus concidadãos a manterem a fé e a simplicidade dos pastores, mas também amarem o seu país e a serem-lhes fiéis.
O Bispo felicitou-se pela eminente libertação de prisioneiros e alegrou-se pelos seus parentes e próximos. A este propósito disse: ?É certamente  uma das bênçãos de Natal?.
Lembrou ainda que o pinheiro que ia ser iluminado era sinónimo de esperança num mundo melhor, de um futuro de paz e de reconciliação para toda a região.
Monsenhor Shomali exprimiu, por fim, o desejo que as barreiras caíssem para permitirem a circulação, em liberdade, de todas as pessoas do país sem autorizações nem checkpoint.
O Primeiro-Ministro, Salam Fayyad, lembrou que o Natal é não só uma festa religiosa, mas também nacional para todos os Palestinos, e que os valores que Cristo ensinou aos homens são universais, sobretudo a sua mensagem de paz e de perdão. E afirmou o desejo dos Palestinos de terem o seu próprio Estado livre e viverem em paz com os seus vizinhos Israelitas.
A seguir a estes discursos, o Evangelho do nascimento do Messias foi proclamado, e as autoridades, em conjunto, acenderam as luzes ficando o Pinheiro brilhando com os seus mais belos enfeites. Foi numa atmosfera de bom humor e alegria que a festa terminou, ouvindo-se ainda cânticos de Natal durante a recepção oferecida pela paróquia de Beit Sahour.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António