O tempo em Lisboa

Público 2012-04-11 Miguel Esteves Cardoso

Qual é a grande cidade mais quente da Europa? Pense. Não, não é Madrid. É Atenas. E a segunda mais quente? Não, não é Madrid. É Lisboa. Madrid é apenas a quarta mais quente. A terceira é Roma. Qual é a sexta mais quente? É Londres.

Chove mais em Londres ou Lisboa? Em Lisboa. Lisboa nem sequer está no top ten das cidades mais secas. Londres é a sexta mais seca. Onde chove menos é em Atenas e em Madrid.

Mas qual é a cidade com mais horas de sol por dia? É Lisboa, com 8,3 horas. Estocolmo está em quinto lugar, depois de Madrid, Atenas e Roma. Londres não consta no top ten. Em Londres chove menos em quantidade de água mas em Lisboa, quando chove, chove. Em Londres está quase sempre a chover aquela chuva miudinha, que só molha parvos mas chateia toda a gente.

Está mais calor, chove menos e é menos húmido em Atenas e Madrid, mas está mais tempo enevoado em Lisboa. Lisboa é a terceira cidade menos húmida. A quarta é Roma. E a quinta mais seca é Oslo, a terceira mais fria. A cidade com mais trovoadas é Madrid, seguida por Roma e Milão. Nem Lisboa nem Londres figuram. Mas, caso esteja a ouvir A Foggy Day (in London town) dos irmãos Gershwin, saiba que os londrinos se vingaram desse insulto porque há mais nevoeiros em Lisboa (em nono lugar) do que em Londres.

Londres é a cidade com o clima menos variado (no mau sentido) mas Lisboa também não varia muito (no bom): está em quarto. Oh, como mentem as estatísticas: confundem-nos com verdades.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António