Campanha de recolha do Banco Alimentar nas ruas este fim-de-semana

26-05-2012 8:55 por Ana Lisboa
O Banco Alimentar Contra a Fome faz mais uma campanha de recolha de alimentos este fim-de-semana. Os mais de 37 mil voluntários vão estar em 1.500 super e hipermercados a apelar à doação de alimentos para os mais carenciados.

Toda a ajuda recolhida pelos 19 bancos alimentares destina-se a 2.116 instituições que ajudam mais de 330 mil pessoas carenciadas.
O agravamento da crise fez aumentar as dificuldades das famílias. Daí que as instituições de solidariedade social recebam diariamente pedidos de ajuda, o que as leva a solicitar mais apoio ao Banco Alimentar.
Para poder dar sempre resposta, o Banco tem procurado diversificar as fontes de abastecimento para evitar situações de ruptura. Até agora isso nunca sucedeu, porque são as próprias instituições que estão a atingir o limite de ajuda.
"A nossa capacidade de ajuda é condicionada, por um lado, pelo facto de não podermos ter tantos produtos, mas é sobretudo condicionada pelo canal das instituições, que muitas vezes, elas próprias é que já atingiram o limite físico daquilo que podem ajudar”, diz à Renascença Isabel Jonet.
A presidente do Banco Alimentar explica que, por isso, “aquilo que fazemos é dizer às instituições que têm de ser criteriosas na atribuição dos alimentos”.
Para dar resposta a este aumento dos pedidos de ajuda, o Banco tem novas maneiras de recolher alimentos, uma das formas inovadoras é através do portal de doações de alimentos cuja campanha decorre até 3 de Junho, que pode ser acedido em www.alimentestaideia.net.
Há ainda a campanha ajuda vale que decorre também até 3 de Junho, em que cada vale é equivalente a um produto. E depois, apenas neste fim-de-semana, a campanha tradicional em que são distribuídos sacos para os alimentos básicos, como o leite, azeite, açúcar e enlatados.
Toda a ajuda recolhida pelos 19 bancos alimentares destina-se a 2.116 instituições que ajudam mais de 330 mil pessoas carenciadas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António