Dia de chuva

Hoje, em conformidade com as previsões meteorológicas vai estar mau tempo. Já choveu e vai continuar a chover ao longo do dia.
Porém, a seca meteorológica extrema anunciada no fim de Março criou em todos um olhar favorável sobre a chuva. Por isso, quando digo mau tempo, hesito e emendo, vai estar de chuva!. Porque a chuva em si mesma não faz o tempo mau ou bom.
Confirmando esta positividade última daquilo que acontece leio três artigos que nos trazem boas notícias ou, pelo menos, boas expectativas: na Europa há coisas que estão a mudar e que podem dar origem a uma verdadeira consciência europeia e em Portugal enquanto muito se fala de outras coisas há sinais de mudança positiva.
Hoje faz anos a minha mulher! A vida ensinou-a e, por isso, também me ensina a mim, que embora se possa, num dia de chuva, esperar que a chuva passe, é mais humano, é mais conforme à nossa natureza, aprender a dançar à chuva.
O Papa explica porquê no dia do seu próprio aniversário:
Mas não é uma certeza dizer que a vida do homem em si seja um dom.
Pode deveras ser um bonito dom?
Sabemos o que está sobranceiro sobre o homem nos tempos obscuros que vemos diante de nós — ou nos mais luminosos que possam vir?
Sabemos prever a quais aflições, ou eventos terríveis poderá estar exposto?
É justo oferecer a vida assim, simplesmente? É responsável ou demasiado imprevisível?
É um dom problemático, se não for cultivado.
A vida biológica por si mesma é um dom, embora cercada por uma grande dúvida.
A vida torna-se um dom verdadeiro se juntamente com ela se puder doar também uma promessa que é mais forte do que qualquer desventura que nos possa ameaçar, se ela for imersa numa força que garante que é bom ser um homem, que por este homem tudo o que o futuro trouxer é um bem.
Assim, ao nascimento deve ser associado o renascimento, a certeza de que na verdade é bom existir, porque a promessa é mais forte do que as ameaças.
Esta liberdade perante as circunstâncias só pode vir do amor que é dom de si. Por isso no dia de anos da minha mulher quem é agraciado sou eu. Obrigado querida!

Comentários

Maria disse…
Queridos Amigos

O Dia Chuvoso de Ontem foi ,para mim também, Bem Especial.
Dei comigo a relembrar a sincera amizade entre as famílias (Sommer d´Andrade e Rosa Rodrigues) continuando hoje ,não só juntas, mas a viver o ideal Cristão que nos legaram e que cada uma delas da testemunho, nos seus sofrimentos , contrariedades etc etc
Depois, da" Alegria" que só em Deus se vivência e por fim , tudo o resto que aconteceu ...que não podia ter corrido melhor.
Obrigada queridos amigos Pedro Minhoca e Inês.
Mariazinha
maria carvalho disse…
Lindíssimo! Que Deus vos guarde sempre e acompanhe! São o casal mais bonito que conheço e têm uns netos lindos que vão ser pessoas muito especiais como os Avós. PARABÉNS!

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António