Drama da Grécia emociona Bento XVI e participantes em encontro mundial de Milão

Papa pede que políticos cumpram promessas, procurando responder a problemas com criatividade 
Milão, Itália, 02 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI celebrou hoje com milhares de famílias de 153 países, incluindo Portugal, uma “festa dos testemunhos” que encerrou o penúltimo dia do Encontro Mundial que decorre em Milão, com a crise como pano de fundo.

“Na política deve crescer o sentido da responsabilidade em todos os partidos, para que não prometam coisas que não podem realizar”, disse o Papa, provocando uma salva de palmas dos presentes.
A intervenção de Bento XVI surgia em resposta ao testemunho da família Paleologos, da Grécia, que falou das dificuldades sentidas na sua pequena empresa de informática
“A nossa situação é uma entre tantos milhões, nas cidades as pessoas andam de cabeça baixa”, constatou o pai grego que confessou ter “cada vez menos” para oferecer à sua família.
“Este testemunho tocou o meu coração e o coração de todos nós. Que podemos responder? As palavras são insuficientes”, disse o Papa, em seguida.
Bento XVI desejou que as famílias e as paróquias “ajudem, no sentido concreto” os que sentem mais dificuldades e disse rezar para que exista “criatividade” na solução das dificuldades criadas pela atual crise financeira
Após chegar ao parque onde se desenrola a iniciativa, no norte de Milão, o Papa cumprimentou uma pequena menina de 7 anos, Cat Tien, do Vietname, que o interrogou sobre a sua infância.
Bento XVI destacou a “atmosfera de alegria” que se vivia na sua casa, tanto na reflexão da liturgia dominical como nos “momentos inesquecíveis” ligados à música, com as composições do seu irmão, Georg Ratzinger.
O atual Papa, nascido na Alemanha, lembrou a guerra, a pobreza e a ditadura, situações que o afetaram diretamente, superadas pela “união” entre todos os elementos da família.
Este 7.º Encontro Mundial das Famílias (EMF), iniciado na quarta-feira, tem como tema ‘A família: o trabalho e a festa’.
O Papa pediu que os empregadores pensem “em ajudar as famílias” a conciliar a sua atividade laboral com a vida em casa e apelou ao respeito pelo domingo como o dia em que todos “estão livres”.
Aos noivos Serge Razafimbony e Fara Andrianombonana, de Madagáscar, Bento XVI disse que “o amor, por si próprio, garante o ‘sempre’” no matrimónio.
“O sentimento do amor é belo, mas deve ser purificado, seguir um caminho de discernimento”, prosseguiu.
Bento XVI falou ainda com os membros da família Rerrie, dos Estados Unidos da América, com seis filhos, e da família Araújo, do Brasil.
O Papa aludiu ao “sofrimento” provocado pelos divórcios, também no seio da Igreja Católica, desejando que os que passam por esta situação “sintam que são amados e aceites”, ainda que não possam receber a comunhão nas celebrações eucarísticas.
Durante o evento houve uma ligação direta a uma das localidades afetadas pelo recente terramoto no nordeste da Itália e uma das famílias atingidas marcou presença no palco.
‘Um mundo, uma família, um amor. O Papa em festa com as famílias do mundo’ foi o tema escolhido para a celebração, que incluiu, entre outros artistas, a atuação da cantora portuguesa Dulce Pontes, logo após a saída de Bento XVI.
O mesmo Parque de Bresso acolhe este domingo de manhã a missa conclusiva do EMF 2012, para a qual são esperadas cerca de 1 milhão de pessoas.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António