Liberdade e democracia

A liberdade não é um privilégio de alguns, mas um direito de todos, um direito precioso que o poder civil deve garantir. Todavia, a liberdade não significa arbítrio individual, mas implica a responsabilidade de cada um. Aqui se encontra um dos principais elementos da laicidade do Estado, ou seja, assegurar a liberdade para que todos possam propor a sua visão da vida comum, mas sempre no respeito do outro e no contexto de leis que visem o bem comum”, disse o Papa em Milão, num encontro com autoridades civis, antecedendo a sua participação no VII Encontro Mundial das Famílias.
Esta afirmação que parece óbvia precisa de ser dita com a autoridade do Papa porque todos os dias é atropelada sem nos darmos verdadeira conta. João César das neves exemplifica com os exames, o modo como a intervenção do Estado na sociedade, com aquela intenção inicial de “assegurar a liberdade” a pode matar.
A mais velha democracia do mundo, em festa com o jubileu da Rainha, é, para João Carlos Espada, um exemplo para onde olhar. Karl Popper chamava-lhe o mistério inglês

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António