O que é fazer anos?

Sábado passado fiz anos.
Fiquei impressionado com a quantidade de amigos que, usando o Facebook, me deram os parabéns.
Felicitar ou dar parabéns no dia em que faz anos que alguém nasceu é uma forma de expressar um desejo – que aquela vida que comemora um aniversário seja para bem – e, também, um reconhecimento, nem sempre consciente, do valor da vida já passada.
Como agradecimento a todos os que me lembraram nesse dia, leio a homilia que o Papa Bento XVI fez no dia dos seus anos e partilho alguns trechos convosco:
Em primeiro lugar, há o dom da vida que os meus pais me ofereceram …. e que lhes devo agradecer.
Mas não é uma certeza dizer que a vida do homem em si seja um dom.
Pode deveras ser um bonito dom?
Sabemos o que está sobranceiro sobre o homem nos tempos obscuros que vemos diante de nós — ou nos mais luminosos que possam vir?
Sabemos prever a quais aflições, ou eventos terríveis poderá estar exposto?
É justo oferecer a vida assim, simplesmente?  É responsável ou demasiado imprevisível? É um dom problemático, se não for cultivado.
A vida biológica por si mesma é um dom, embora cercada por uma grande dúvida.
A vida torna-se um dom verdadeiro se juntamente com ela se puder doar também uma promessa que é mais forte do que qualquer desventura que nos possa ameaçar, se ela for imersa numa força que garante que é bom ser um homem, que por este homem tudo o que o futuro trouxer é um bem.
A antecipação da ressurreição no meio da história que evolui é a força que nos indica o caminho e nos ajuda a ir em frente.
Demos graças ao bom Deus porque nos doou esta luz e peçamos a fim de que ela possa permanecer para sempre.
E eu devo agradecer a Ele e a quantos me fizeram sentir sempre de novo a presença do Senhor, que me acompanharam para que não perdesse a luz.
…. não sei o que me espera. Contudo, sei que a luz de Deus está presente, que Ele ressuscitou, que a sua luz é mais forte do que toda a obscuridade; que a bondade de Deus é maior do que todo o mal deste mundo. E isto ajuda-me a prosseguir com segurança.
Isto ajuda-nos a ir em frente e neste momento agradeço de coração a quantos me fazem ouvir continuamente o «sim» de Deus através da sua fé.
Obrigado
Pedro Aguiar Pinto

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António