Matemática: Alunos lusos brilham nas Olimpíadas

A equipa portuguesa, a mais jovem de sempre a representar o nosso país na competição, conseguiu um resultado único nas Olimpíadas Internacionais da Matemática (IMO), superando todas as expetativas ao conquistar uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze.
 
Miguel Santos, aluno do 11º ano, repetiu a proeza da última edição das IMO, ganhando pela segunda vez consecutiva uma medalha de ouro. Já Miguel Moreira, atualmente a frequentar o 10º ano, alcançou a prata, a segunda na história da participação lusa na prova.

Os bronzes foram arrecadados por João Lourenço (12º ano) e Luís Duarte (11º), sendo que um aluno do 9º ano, Francisco Andrade, garantiu ainda uma menção honrosa.
 
O bom desempenho dos alunos portugueses, das escolas Secundária de Alcanena, Secundária Rainha D. Amélia, Secundária de Alcains, Secundária Filipa de Vilhena e Secundária do Padrão da Légua, mereceu o elogio do ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, que os felicitou publicamente e salientou o caráter "inédito" das vitórias obtidas.
 
A competição decorreu em Mar del Plata, na Argentina, e reuniu mais de 500 estudantes de 100 países. A participação nas Olimpíadas de Matemática é organizada pela Sociedade Portuguesa de Matemática e a seleção e preparação dos alunos é efetuada pelo Projeto Delfos, do Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra.
 
De sublinhar que, ainda este mês, entre os dias 20 e 28, uma equipa de olímpicos portugueses partirá para o Brasil para representar o nosso país nas Olimpíadas de Matemática da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (anteriormente designadas Olimpíadas de Matemática da Lusofonia). 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António