Castanhas à Isabel Jonet

Público Ecosfera, 20/12/2012 - 09:21

Tal como para quem tem uma perspectiva ambiental do quotidiano, há coisas muito pouco relativas em matéria de alimentação: comer bifes todos os dias é um disparate nutricional e uma tragédia ambiental.
Este foi um bom ano de castanhas, nozes e bolotas. Sobraram umas castanhas assadas, e tinha mais para assar nos dias seguintes, numa corrida contra a voracidade das lagartas.
Um fundo de azeite – escasso a pensar na gordura dos enchidos – posto ao lume para estalar três dentes de alho. Tirei-os, castanhos, e juntei uma meia morcela inteiriça e três quartos de um chouriço às rodelas, deixei fritar ligeiramente, reduzi o lume e tapei o tacho.
Quando o cozinhado ameaçava queimar, juntei-lhe meio copo de vinho branco, deixei evaporar um bocadinho e juntei as tais sobras de castanhas.
Ripei e aferventei uma couve portuguesa numa água a ferver em cachão, guardando-a.
Tinha aproveitado o tempo para separar os caules intermédios, pouco fibrosos, cortando-os numa espécie de juliana relativamente fina, e juntei-os à mesma água onde tinha cozido a couve. Escorri-os e juntei às castanhas.
Aproveitei para refrescar o cozinhado com um bocadinho da água de cozedura das couves.
Aos talos grossos da couve, tirei-lhes a parte externa mais fibrosa e cortei as partes interiores dos talos em troços muito pequenos, que foram parar à água que já tinha cozido as folhas.
Escorri-os e juntei às castanhas e enchidos.
Fui deixando apurar e fui deitando um pouco da água de cozer as couves.
Quando achei que se aproximava a hora, juntei-lhe as folhas da couve, dei uma volta a tudo, pondo uma farinheira a descansar em cima de tudo.
Deu para mais de dez pessoas.
Num certo nível, a privação é uma ideia relativa: conheci uns miúdos que participaram num projecto de voluntariado na Ilha de Moçambique – tirando pessoas da miséria através de microcrédito – e, ao fim de alguns meses, suspiravam por um hambúrguer porque estavam fartos de lagosta.
Mas, abaixo de um certo nível, a privação é bem concreta.
Tal como para quem tem uma perspectiva ambiental do quotidiano, há coisas muito pouco relativas em matéria de alimentação: comer bifes todos os dias é um disparate nutricional e uma tragédia ambiental.
Quando lemos a história do menino que sofre com a impossibilidade de a mãe comprar as bolachas que leva para a escola, convém distinguir duas coisas: 1) a impossibilidade da escolha por razões económicas, que nos deve preocupar por poder conduzir à privação; 2) o disparate de mandar bolachas para o lanche escolar do menino, do ponto de vista nutricional ou ambiental.
Esta segunda questão é tão verdade para o filho da senhora que não tem dinheiro, como para o neto de Alexandre Soares Santos.
É que há diferença entre privação e frugalidade.
Para os estetas a quem feriu a falta de sofisticação de Isabel Jonet na defesa da frugalidade, talvez o problema se resolva com a mesma defesa feita com a maestria de quem cultivava o ofício das palavras com desvelo: “Todo o luxo é uma forma de degradação” (Eugénio de Andrade).
P.S. – O que sobrou da água de cozer as couves e os talos foi servir de base à sopa de grão do dia seguinte, melhorando o sabor, aproveitando valor nutricional e evitando o desperdício.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António