O Natal não é das crianças

Inês Teotónio Pereira , i-online, 22 Dez 2012
Mesmo quando era criança não entendia a lógica. Já na altura achava que era uma espécie de apropriação indevida e de certa forma gananciosa
t;
Nunca percebi porque é que o Natal é uma festa das crianças. Mesmo quando era criança não entendia a lógica. Já na altura achava que era uma espécie de apropriação indevida e de certa forma gananciosa de uma festa da qual eu não tinha tido responsabilidade nenhuma. O aniversário sim. O meu aniversário era a minha festa (é certo que não fiz nada para nascer, mas por mais voltas que se dê a verdade é que o centro da festa só podia ser eu – eu é que nasci, logo eu devia receber presentes).
Ora no Natal não. No Natal quem nasceu foi o Menino Jesus. Sendo assim, porque é que o Natal “é” das crianças? Deixei de pensar sobre este assunto muito cedo e vivi muito bem com os presentes e com essa homenagem ao meu estado infantil. Quem era eu para questionar, vá, um costume social desta dimensão? E venham a mim os presentinhos.
No entanto, continuo sem entender. Além da festa óbvia que é a festa cristã – o nascimento de Cristo e com o Seu nascimento o anúncio da vida eterna – até compreendo quando se diz que o Natal é a festa da família. A família, como paralelo da sagrada família, em que o exemplo é o amor que une os seus membros. Enfim, faz sentido. Mesmo para aqueles que não sejam cristãos. A família é a família, e quando falamos de alegria, de amor, etc., a família está sempre no centro seja qual for a religião, o credo ou a disposição para cumprir.
No entanto, continua a minha dúvida: o que é que as crianças têm a ver com o Natal mais do que os restantes mortais? Porque é que a festa é delas e não é, por exemplo, dos jovens ou das pessoas de meia-idade, que tanto precisam que o mundo vele por elas. Ah, ok, as crianças, assim como o Menino Jesus, nasceram. Mas então também os adultos nasceram um dia e lá por ter sido há mais tempo o seu nascimento não tem menos mérito. Não acho justo. Reivindico, se for esta razão que indica o Natal como uma festa das crianças, que o Natal passe a ser uma festa da malta entre os 40 e os 45 anos, que está a braços com uma crise de identidade feroz e que não está ainda preparada para ser tratada com reverência pelos estupores de 30 que se acham adolescentes.
Pois, eu acho que a versão que me parece próxima da realidade e que se prende com esta substituição abrupta do Menino Jesus pelas crianças em geral tem a ver com os presentes: o Menino Jesus recebeu presente, por isso (e por causa do S. Nicolau) todos recebem presentes. E quem é que gosta mais de receber presentes? Ah, pois é, são as crianças. As crianças pelam-se pelos presentes. Sem presentes não há Natal. Pode não haver peru, missa do galo, bacalhau, azevinho, não interessa. O que interessa são os presentes. É mesmo assim, não é defeito, é a consequência lógica do estado infantil: querer coisas. Ora dedicando o Natal às crianças estamos a centrar o Natal naquilo que mais criticamos: o materialismo, os presentes e essas coisas fúteis. E lá se vai o Menino Jesus, o amor, a família e tudo isso que aparece no anúncio do azeite Galo.
Então qual é a solução? É seguir a lógica: o Natal é uma festa de quem? De todos, de crentes e de não crentes. E o que é devemos fazer no Natal? Ser generosos, partilhar, ser um bocadinho melhores pessoas que no resto do ano. Sendo assim, são as crianças a prioridade da nossa partilha, da nossa generosidade. Também. Mas a tia velhinha que passa o ano inteiro num lar devia estar primeiro, assim como as crianças que não têm uma família que as acolha deviam ser a nossa prioridade.
O Natal não tem a ver com a idade, tem a ver com a nossa resposta às necessidades de quem nos rodeia. Sejam crianças, sejam jovens adultos ou idosos. E muitas vezes as necessidades de muitas crianças não são necessidades, são caprichos. As dos meus filhos, por exemplo, são.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António