A categoria da possibilidade

Ontem o Padre Vasco chamava-nos a atenção para a novidade que todos os dias acontece no mundo. Para a vermos é preciso deixar-se surpreender. Há dois dias, contava como, de forma inesperada, um encontro muda totalmente a vida. A categoria da possibilidade é esta hipótese que a razão, se for leal para consigo própria, tem que colocar, ao dar-se conta do seu próprio limite. No limiar do possível, espera-nos a categoria da possibilidade, ou seja, admitir ser possível, aquilo que consideramos impossível, ou difícil, ou raro.
Ontem, não esperava ouvir do Vasco Pulido Valente uma voz que apelasse ao bom senso das partes que podem começar a resolver os problemas de Portugal. Isto vem a propósito do relatório do FMI de que tanto se falou esta semana. Se tem erros grosseiros, corrijam-se. Depois de corrigido é uma base que parece retratar as debilidades e ineficiências do Portugal actual. Porque não se sentam e passo a passo, procuram resolvê-las. Há de haver uma maneira de o fazer sem berrar! A fazer fé na categoria da possibilidade, há-de haver um dia em que os partidos com responsabilidade nacional se sentem e se entendam numa base por pequena que seja. Sugiro, para começar que cada um de nós, não fale sobre o relatório sem o ter lido, ou, pelo menos, que sobre um determinado tópico, não se fique pela história que o jornal conta e procure aqui o que é que o relatório realmente diz.
É também da categoria da possibilidade a luta que alguns amigos vêm travando em prol da vida por nascer. Aqui, o Pe. Nuno Serras Pereira pasma com a rapidez com que uma petição para salvar o pitbull que matou uma criança em Beja, rapidamente alcançou um nº impressionante de assinaturas (60000 fui ver agora mesmo) ao mesmo tempo que a petição Defender o futuro anda desde Março passado a procurar chegar às 4000 assinaturas. Apesar da inércia, de todas as dificuldades e incompreensões que surgem, Defender o futuro não só é possível, como necessário e urgente!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António