No dia de Santo Antão Abade animais são abençoados no Vaticano

Rádio Vaticano, 2013-01-17
Cidade do Vaticano (RV) – Vacas, cabras, asnos, galinhas, coelhos e patos, entre outros animais, foram levados nesta quinta-feira ao Vaticano, por ocasião da Festa de Santo Antão Abade.

No dia em que a Igreja comemora o santo protetor dos animais o espaço localizado em frente à Praça São Pedro, se transformou em um verdadeiro "sítio", onde centenas de romanos e turistas puderam ver de perto os animais que foram abençoados pelo Vigário Geral do Papa para o Estado e a Cidade do Vaticano, Cardeal Ângelo Comastri. A festa, que foi organizada pela Associação Agropecuária Italiana, iniciou com uma missa na Basílica São Pedro às 10h30min, celebrada pelo Cardeal Comastri, que posteriormente se dirigiu à Praça para abençoar os animais.

Paralelamente realizou-se na Via da Conciliação um desfile da Guarda de Finança, dos Carabinieri, da Polícia Florestal e Polícia Italiana, todos montados a cavalo, assim como cavaleiros sicilianos vestindo trajes típicos, chamando a atenção dos turistas e peregrinos que se dirigiam ao Vaticano.

A celebração de Santo Antão Abade tem grande tradição no mundo campesino italiano, especialmente entre as comunidades agrícolas. Há dezenas de anos os membros da Associação Agropecuária Italiana se reúnem no Vaticano para comemorar a data.

Celebrações semelhantes e peregrinações a igrejas e capelas dedicadas a este santo repetem-se também em várias cidades do Brasil. Santo Antão nasceu no Egito por volta do ano 250 e ficou conhecido por se ter retirado para o deserto, onde teve numerosos discípulos, antes de morrer em 356. (JE)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António