Palavras do Card. Angelo Sodano, Decano do Colégio Cardinalício, ao Papa, após o anúncio da renúncia

Rádio Vaticano 2013-02-11

Santidade, amado e venerado sucessor de Pedro! Foi como um raio do céu que ressoou nesta sala a sua comovida comunicação. Ouvimo-la com um sentimento de perplexidade, quase completamente incrédulos. Nas suas palavras percebemos o grande afecto que sempre teve para com a Santa Igreja de Deus, para com esta Igreja que tanto amou. Agora permita-me que lhe diga, em nome deste cenáculo apostólico, o Colégio cardinalício, em nome desses seus queridos colaboradores, permita que lhe diga que estamos mais do que nunca próximos a si, como estivemos nestes brilhantes oito anos de seu pontificado. No dia 19 de Abril de 2005, se bem me lembro, no fim do Conclave, eu perguntei a si, com voz trémula da minha parte, "Aceitas a tua eleição canónica como Sumo Pontífice?", e não tardou, embora com trepidação, de responder dizendo que aceitava confiando na graça do Senhor e na materna intercessão de Maria, Mãe da Igreja.
Como Maria, naquele dia, Sua santidade disse o seu "Sim" e iniciou o seu luminoso pontificado na linha da continuidade, daquela continuidade de que tanto nos falou na história da Igreja, em continuidade com os seus 265 antecessores na cátedra de Pedro, ao longo de 2 mil anos de história, partindo do apóstolo Pedro, o humilde pescador da Galileia, até aos grandes Papas do século passado, de São Pio X ao beato João Paulo II. Santo Padre, antes do dia 28 de Fevereiro, como disse, dia em que deseja colocar a palavra fim a este seu serviço pontifical feito com tanto amor, com tanta humildade, antes de 28 de Fevereiro, teremos ocasião de exprimir-lhe melhor os nossos sentimentos. Assim farão tantos pastores e fiéis espalhados pelo mundo, assim farão também tantos homens de boa vontade, juntamente com as autoridades de muitos Países. Depois, ainda neste mês teremos a alegria de ouvir a sua voz de pastor, já na quarta-feira dia das Cinzas, e em seguida na quinta-feira com o clero de Roma, nos Angelus destes Domingos, nas audiências da quarta-feira.
Haverá, portanto, várias ocasiões ainda para ouvirmos a sua voz paterna. A sua missão, contudo, continuará. Disse que sempre estará perto de nós com o seu testemunho e com a sua oração. É claro, as estrelas no céu continuam sempre a brilhar e assim brilhará sempre nomeio de nós a estrela do seu pontificado. Estamos perto de si, Santo Padre, e nos bendiga.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António