«Como desejo uma Igreja pobre e para os pobres»: papa revela detalhes do conclave e sublinha importância da beleza

O papa explicitou este sábado que o seu nome é uma homenagem a S. Francisco de Assis (c. 1182-1226), que vendeu os bens aos pobres antes de fundar uma ordem que quis basear na pobreza.
«Como gostaria ter uma Igreja pobre e para os pobres», disse Francisco no Vaticano, durante um encontro com cerca de seis mil jornalistas acreditados na Santa Sé.
Em tom amável e descontraído, o papa relatou os momentos finais do conclave.
«Durante a minha eleição tinha junto a mim o arcebispo emérito de S. Paulo, o cardeal Claudio Hummes, grande amigo, que quando os acontecimentos começavam a ficar "perigosos", me confortava», explicou.
«Quando os votos chegaram aos dois terços e os cardeais aplaudiram, ele abraçou-me, beijou-me e disse-me: "Não te esqueças dos pobres"», acrescentou.
O papa argentino, o primeiro da América, explicou que fixou a palavra "pobres" e logo pensou em Francisco de Assis, santo da pobreza, da paz e da defesa de tudo o que é criado por Deus.
Francisco causou o riso dos jornalistas ao contar que alguns cardeais lhe sugeriram que se chamasse Adriano, em honra de Adriano VI, conhecido como o reformador, ou Clemente XV, para se «vingar» de Clemente XIV, que suprimiu os Jesuítas, ordem a que o novo papa pertence.
Para o novo papa Cristo é «a referência fundamental» de uma Igreja que «não tem natureza política mas essencialmente espiritual»: «Sem ele, Pedro e a Igreja não existiriam nem teriam razão de ser».
É importante, caros amigos, ter em devida conta este horizonte interpretativo, esta hermenêutica, para ressaltar o coração dos acontecimentos destes dias», sublinhou.
A Igreja, prosseguiu, «existe para comunicar a Verdade, a Bondade e a Beleza "em pessoa". Deve manifestar-se claramente que somos todos chamados não a comunicar nós mesmos mas este tríade existencial».
«Muitos de vós não pertencem à Igreja Católica e outros não são crentes; mas respeitando a consciência de cada de cada um dou-vos a minha bênção, sabendo que cada um de vós é filho de Deus», disse ao terminar o encontro.
Rui Jorge Martins
In El Mundo, Vatican Insider, News.va
© SNPC | 16.03.13

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António