Um dia importante

Hoje faz anos a minha mulher. O Papa emérito Bento XVI no dia do seu próprio aniversário no ano passado, explica o significado da celebração a que chamamos "fazer anos".
Mas não é uma certeza dizer que a vida do homem em si seja um dom.
Pode deveras ser um bonito dom?
Sabemos o que está sobranceiro sobre o homem nos tempos obscuros que vemos diante de nós — ou nos mais luminosos que possam vir?
Sabemos prever a quais aflições, ou eventos terríveis poderá estar exposto?
É justo oferecer a vida assim, simplesmente? É responsável ou demasiado imprevisível?
É um dom problemático, se não for cultivado.
A vida biológica por si mesma é um dom, embora cercada por uma grande dúvida.
A vida torna-se um dom verdadeiro se juntamente com ela se puder doar também uma promessa que é mais forte do que qualquer desventura que nos possa ameaçar, se ela for imersa numa força que garante que é bom ser um homem, que por este homem tudo o que o futuro trouxer é um bem.
Assim, ao nascimento deve ser associado o renascimento, a certeza de que na verdade é bom existir, porque a promessa é mais forte do que as ameaças.
Ontem víamos um filme baseado no livro Sphere de Michael Crichton e a minha mulher comentou que deve ser terrível viver sem confiar em ninguém. Esta dúvida terrível de que fala o Papa Bento XVI.
Dou comigo a pensar, hoje de manhã, como é bom acordar ao lado da pessoa que é o sinal dessa certeza, em quem se pode verdadeiramente confiar, junto de quem, tudo o que acontece ou que possa acontecer, não é uma ameaça mas um recomeço.
Vem-me à memória esta poesia de Camões que, dizem, é sinal de que alguém nos escolheu.
Parabéns e obrigado, querida!
Hoje é (também) um dia que os meninos do 4.º ano recordarão. Um dia que, só por isso, vale a pena.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António