Para além do “obrigado”

|D. Nuno Brás
Voz da Verdade, 2013-06-30
O Patriarcado de Lisboa vive este fim-de-semana um dos momentos que marcará para sempre a sua história: no dia 29, o Senhor D. José Policarpo preside, pela última vez, à celebração das ordenações sacerdotais e despede-se dos seus diocesanos como Patriarca de Lisboa. Significativamente, fá-lo no dia em que completa 35 anos de ordenação episcopal.
Ao longo de cinco décadas, o Senhor D. José foi uma das personalidades que nos habituámos a perceber como decisivas nos grandes momentos da vida da nossa diocese, da Igreja e de Portugal: Professor de Teologia, intelectual escutado nos ambientes culturais, Reitor do Seminário dos Olivais e da Universidade Católica, Bispo Auxiliar e, finalmente, desde 1998, Patriarca de Lisboa e Presidente da Conferência Episcopal.
Se estes cargos lhe deram visibilidade e o tornaram numa figura pública, não menos importante foi a sua ação de pastor, capaz de discernir o caminho a seguir nas situações mais complexas, de pronunciar em público ou numa conversa privada a palavra certa e segura que convidava a dirigir o olhar para horizontes maiores, os de Deus.
Grandes são, pois, as razões que nos levam a agradecer a Deus e ao homem: a Deus, o ter-nos dado um pastor que, generosamente, se esqueceu de si para se gastar no bem do rebanho; ao homem, por ter sido capaz de acolher a vontade de Deus, e não apenas de a viver na sua vida como de a tornar presente para todos.
Muitos são, de facto, os bons frutos que por meio do Senhor D. José recebemos do Pai. Mas, tenho a certeza, muitos serão os frutos que o próprio Deus, através da sua ação e da sua oração, nos vai ainda oferecer. Por isso, o "obrigado" sentido que é dever pronunciar neste momento, não pode deixar de se transformar na expectativa de quem espera do seu antigo pastor muitos mais sinais da presença do Deus connosco.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António