Poiares Maduro, ministro adjunto, vai a encontro católico em Itália falar sobre «Pessoa, Política e Justiça» nos discursos de Bento XVI

SNPC, 2013-08-09

Miguel Poiares Maduro, ministro adjunto e do Desenvolvimento Regional, intervém a 19 de agosto no colóquio "Pessoa, Política e Justiça nos grandes discursos de Bento XVI", agendado para o "Meeting de Rimini", promovido em Itália pela Igreja católica.
O painel, composto por mais três investigadores universitários dos EUA e Itália especialistas em Direito, constitui a primeira de duas participações do ministro na iniciativa que anualmente congrega centenas de conferencistas e protagonistas ligados à teologia e Bíblia, política, economia, religião, ciência, questões sociais, cultura e desporto.
De acordo com o «programa provisório», Poiares Maduro integra no dia 20 o colóquio «Europa dos Povos, Europa dos Estados?», com Martin Schutz, presidente do Parlamento Europeu, e Pasquale Valentini, secretário de Estado para os Negócios Estrangeiros de San Marino.
Organizado pelo movimento "Comunhão e Libertação", o "Meeting", que na edição de 2013 se realiza de 18 a 24 de agosto e é dedicado ao tema «A Emergência Homem», propõe um programa composto por debates, concertos, peças de teatro, filmes, competições desportivas, exposições, concertos, entre dezenas de iniciativas.
Entre os conferencistas incluem-se senadores, deputados, embaixadores, médicos, enfermeiros, professores, atores, desportistas - como Vitantonio Liuzzi, piloto de Fórmula 1, Marco Melandri, piloto de "Superbikes" - industriais, empresários, teólogos, realizadores, arqueólogos, poetas, escritores, jornalistas e diretores de média.
«O desafio dos transportes nas grandes áreas metropolitanas», «O desporto entre paixão e emoção», «A Mesopotâmia nas mais recentes descobertas arqueológicas», «Novas regras para o desenvolvimento, novas regras para o trabalho», «Ecocloud, a rede das empresas sustentáveis» e «As células estaminais adultas», são alguns dos temas das dezenas de colóquios.
Entre os debates incluem-se ainda questões como «Papa Francisco: com a "Lumen fidei" nas periferias da existência», «A natureza do tempo», «O testemunho da Igreja ortodoxa russa nos anos da perseguição soviética», «A revolução digital», «Estado e perspetivas da pequena pesca tradicional no Adriático», «Pobreza sanitária», «Arte na TV», «Liberdade religiosa»,
Pelo encontro de Rimini, cidade costeira localizada junto ao Mar Adriático, a 330 km de Roma, passaram desde 1980 centenas de milhares de visitantes, para ouvir personalidades como os papas João Paulo II e Bento XVI, Madre Teresa de Calcutá, o sindicalista Lech Walesa e o realizador Andrej Tarlovskij.
O encontro inaugural, na tarde do dia 18, que conta com a participação do primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, inclui a projeção de uma entrevista em vídeo ao presidente da República, Giorgio Napolitano.
Para esta 24.ª edição a organização conta com a colaboração de 500 voluntários, dos quais 100 chegaram esta quinta-feira.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António