Filosofias em livro

Pe. Gonçao Portocarrero de Almada
Ionline 2013-09-28
Ontem teve lugar o lançamento das Filosofias, do José Luís Nunes Martins, meu amigo e vizinho nesta página 13 que, para minha sorte e seu azar, partilhamos.
Este livro de José Luís Nunes Martins, editado pela Paulus e que tive a honra e o prazer de prefaciar e de apresentar, colige 79 das suas melhores reflexões aqui publicadas.
Apesar de não ser, por este motivo, um texto inédito, é contudo original, na medida em que tende à origem de todas as coisas. Não é sobre filosofias, mas é filosofia, porque é um pensamento inédito e muito pessoal sobre a realidade do ser humano, das suas grandezas e misérias.
Neste tempo de exaltação tecnológica e de desprezo do conhecimento filosófico, este texto é uma lufada de ar fresco e uma preciosa ajuda para quem, não obstante a asfixiante lufa-lufa das rotinas quotidianas, procura e deseja ir um pouco mais além, em demanda do que é verdadeiro, do que é belo e do que é bom.
Nestas páginas, excelentemente ilustradas por Carlos Ribeiro, há ainda uma quase evidente transparência da transcendência. O discurso do autor não se esgota no que é óbvio, mas aventura-se por caminhos de eternidade, a que não é alheio o seu sentir cristão. Não o faz, contudo, numa clave religiosa, como quem se situa no interior de uma determinada confissão, mas com uma amplitude universal, que abraça o mundo todo e todo o mundo.
A linguagem é contemplativa, mas também existencial: é uma verdade vivida, a que não falta, por vezes, um toque passional. Sem resvalar para o sentimentalismo, nem para o proselitismo doutrinário, dá contudo a cada tema a intensidade de um acto de fé e de uma pulsão vital.
Bem-haja, José Luís Nunes Martins e… muito obrigado!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António