O verdadeiro macho político

João Miguel Tavares
Público, 22/10/2013

O meu médico aconselhou-me a evitar as gorduras, o colesterol e José Sócrates, mas depois da entrevista ao Expresso e de todo este burburinho mediático em torno do lançamento do seu livro, sinto que é meu dever voltar a ele, por estritas razões patriótico-psicanalíticas. Juro que não quero estar aqui a repisar a história do seu papel como primeiro-ministro, nem a fazer comparações entre declarações de rendimentos e níveis de vida, nem sequer a relembrar o seu amor à liberdade de expressão. O que eu quero é uma outra coisa: reflectir um pouco sobre o indiscutível fascínio que José Sócrates continua a exercer sobre tanta gente, mesmo depois de ter sido derrotado nas condições em que foi e deixando o país no estado em que está. Isso é único na nossa democracia, e nesse sentido a entrevista que concedeu a Clara Ferreira Alves é reveladora como poucas.
E é reveladora porque José Sócrates, talvez por achar que tinha diante de si alguém capaz de finalmente reconhecer todo o seu brilhantismo, se esticou muito mais do que é costume, expondo com uma clareza inédita o seu perfil de macho alfa da política nacional. Tudo naquela entrevista era bom, começando pelas fotografias de playboy cinquentão e acabando na linguagem desbragada, que Marcelo Rebelo de Sousa classificou como "tom infeliz". A mim, pelo contrário, pareceu-me um tom felicíssimo, no sentido em que mostrou Sócrates sem os véus habituais e mais de acordo com o perfil do animal feroz.
Tratar o alemão Wolfgang Schäuble por "aquele estupor do ministro das Finanças", classificar uma posição do primeiro-ministro da Holanda como "calvinismo reles", afirmar de si próprio que "sempre fui a merda de um moderado", disparar uns "pulhas" para aqui e uns "bandalhos" para acolá, e despachar os seus opositores políticos como "os filhos da mãe da direita portuguesa", só está ao alcance de alguém para quem "a dureza encenada não é nenhuma dureza. Ou se tem ou não se tem." E Sócrates, claro, é um duro. Donde, o título da entrevista: "Eu sou o chefe democrático que a direita sempre quis ter."
Éparticularmente significativa a necessidade que sentiu de colocar ali o adjectivo "democrático", não fosse alguém enganar-se no regime. Numa entrevista completamente autocentrada, e construída sobre a imagem do líder decidido e inabalável ("nunca me fui abaixo"), aquilo que sobressai, como uma obsessão, é o action man que só caiu porque foi traído e só não salvou o país porque não o deixaram. Que Sócrates pense isso de si próprio, não chega a espantar - como canta Caetano, "Narciso acha feio o que não é espelho". O que espanta é ele continuar a ter uma vasta corte de fiéis, que certamente não o seguem por causa das suas ideias (quais são?), mas sim porque continuam fascinados com o seu estilo enérgico, desbocado e autoritário.
Por muitas vezes que Sócrates leia a Metafísica dos Costumes (dez vezes, diz ele), este é um costume que não tem nada de metafísico: numa pátria pouco dada à iniciativa individual e que olha para o Estado como um pater familias, o carismático Sócrates, que se acha naturalmente talhado para o exercício do poder, continua a ser o flautista de Hamelin para todos aqueles que não dispensam o macho alfa à frente da manada. Já dizia o sábio de Santa Comba: "Se soubesses o que custa mandar, gostarias de obedecer toda a vida". Tivessem ensinado esta frase a José Sócrates na Sciences Po, e ele certamente assinaria por baixo.

Comentários

Anónimo disse…
O João Miguel Tavares está muito intrigado com "o indiscutível fascínio que José Sócrates continua a exercer sobre tanta gente" , apesar dele já estar politicamente "arrumado ", mas não está indignado com esta cáfila que nos governa e que está bastante activa. Significativo, não?

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António