Os quatro âmbitos do amor

Podemos apontar quatro âmbitos no universo do amor, que são outros tantos desafios. O primeiro âmbito é o da aceitação. A aceitação é universal e tem que ser dada a todos. É neste âmbito do amor que mais tipicamente se fala da caridade. É o estar aberto a todos, a receber de todos e a dar a todos. A aceitação é universal e benevolente, e é o primeiro grau porque abrange todos, amigos e inimigos. Embora sendo o primeiro âmbito de amor não é o menor, não deixa ninguém de fora.

O segundo âmbito do amor é o da amizade, o do afecto mútuo, que implica uma escolha íntima entre pessoas que se conhecem pelo nome próprio. Neste sentido, nós não podemos ser amigos de todos, o amor de amizade é entre poucos. Mas Deus sim, Ele pode ser "amigo" diferenciado de todos e de cada um, escolhe e ama cada um como se fosse único. O que o Pai diz de Jesus pode aplicar-se a cada um: "Este é o meu Filho muito amado", que por vezes se traduz por: "Este é o meu eleito". Nesta dimensão do amor ressalta uma característica, cada um dos amigos mantém a sua liberdade.

O terceiro âmbito do amor é quando aquela amizade se restringe ainda mais, acontece que se começa a ser "mais do que amigos". Nasce um compromisso, que já começa a exigir um dom e uma recepção total, é o amor conjugal. Esse âmbito só é possível entre dois, um homem e uma mulher, e caracteriza-se por essa intimidade de exclusividade e complemento em que cada um compromete, livremente, a sua liberdade. Esse amor na perspectiva católica é sacramento de Deus e do seu amor por nós. A entrega total é entre dois, mas é fecunda, aberta a outros que se geram.

O quarto âmbito do amor é aquele que só é possível para com Deus, para com o Absoluto: a Adoração, o adorar. Se a amizade é entre poucos e o amor conjugal entre dois, a adoração é para um outro absoluto. Porque a adoração é o amor de entrega exclusiva e totalizante, que só pode ser feita a Deus. Só Deus é adorável, é a rendição completa. Ad-orar, significa pôr lá a boca e respirar do respiro do Outro!

ONDE HÁ CRISE, HÁ ESPERANÇA
Um pensamento por dia: ver em tudo o que acontece uma oportunidade de crescimento
Vasco P. Magalhães, sj

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António