Moody's melhora perspetiva sobre Portugal

Raquel Pinto
Expresso, sábado, 9 de Novembro de 2013

Agência de notação financeira assinala "progressos" e revê em alta a perspetiva da dívida pública portuguesa: de "negativa" sobe para "estável".

A Moody's reafirmou a classificação de risco da dívida pública portuguesa em Ba3 ('lixo'), mas aliviou-lhe a perspetiva, que de "negativa" passa agora a ser "estável".
A revisão em alta surgiu ontem após a troika ter concluído positivamente a oitava e nona avaliações do programa de assistência. Depois de quase três anos em recessão, há "sinais de estabilização" na economia portuguesa.
A agência de notação financeira fundamenta a alteração pelos "progressos" do Governo português na redução do défice orçamental, com vista a restaurar a sua solvência financeira, refletida no "esforço significativo de consolidação fiscal" no âmbito do programa da troika,  bem como a "melhoria na perspetiva de crescimento económico mais positivo do que o esperado". Aqui é destacada a contínua subida das exportações e a descida do nível muito elevado da taxa de desemprego .
O risco reduzido de reestruturação da dívida é outro dos motores apontados pelo relatório da Moody's. Sublinha-se o "reforço da posição de liquidez de Portugal", impulsionado pelo sucesso na emissão de dívida de médio e longo prazo durante este ano e as tranches no âmbito do programa UE/FMI.
A agência espera que "Portugal seja capaz de obter uma linha de crédito do Mecanismo Europeu de Estabilidade para apoiar o seu acesso ao mercado, se for necessário".
A dívida pública deverá começar a baixar a partir de 2014, ainda que "lentamente", antevê a Moody's, que fala num crescimento "moderado" do PIB em 0,7% e salienta que a meta do défice de 5,5% do PIB para 2013 "poderá ser alcançada tendo em conta a execução até setembro".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

OS JOVENS DE HOJE segundo Sócrates

Hino da Padroeira

O passeio de Santo António